• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Como essa executiva transformou a paixão por milhas em um cargo de diretoria

Cristina Yoshida, diretora do TudoAzul, é um das duas únicas mulheres à frente de programas de fidelidade

Por Luíza Lanza

12/08/2023 | 7:37 Atualização: 11/08/2023 | 17:04

Cristina Yoshida, diretora do TudoAzul. (Foto: Divulgação/Azul)
Cristina Yoshida, diretora do TudoAzul. (Foto: Divulgação/Azul)

Há alguns anos, as milhas aéreas vêm se popularizando como uma ferramenta para reduzir os custos de um dos sonhos mais comuns entre os brasileiros: viajar cada vez mais. Não raro, ouvimos por aí histórias de quem viajou utilizando esse benefício, dicas para acumular mais pontos, e até rankings dos melhores programas de fidelidade. Agora, imagine fazer disso uma profissão.

Leia mais:
  • 7 dicas sobre programas de milhas, segundo uma especialista da Azul
  • Como organizar a sua primeira viagem com milhas
  • Como escolher um cartão de crédito pelas vantagens dele
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também: O segredo do casal que usa milhas para viajar o mundo

Foi assim que a executiva Cristina Yoshida trilhou seu caminho até a diretoria de negócios do Tudo Azul, o programa de milhagem da Azul (AZULL4). Ela já era uma acumuladora assumida de milhas e, depois de 7 anos na companhia aérea, conseguiu unir o conhecimento adquirido como consumidora para liderar o programa de fidelidade da empresa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Já viajei para Maldivas duas vezes, reservei hotéis na Europa, Ásia e Caribe e fiz passeios entre cidades em viagens internacionais só com os pontos que acumulei”, conta a executiva. Nesta outra reportagem, ela dá 7 dicas para transformar as milhas em viagens e produtos.  

Para ela, as milhas e os pontos são uma forma de viver experiências ou consumir produtos pelos quais dificilmente você pagaria em dinheiro. Passagens de primeira classe ou hotéis mais chiques, por exemplo. Mas Yoshida destaca que não se trata apenas disso: “É uma forma de economizar e poder gastar em outras atividades na sua viagem.”

Atualmente, Yoshida é uma das duas únicas mulheres entre as lideranças dos programas de fidelidade na Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF). Antes de entrar na Azul, em 2016, a executiva se formou em engenharia civil, na Escola Politécnica da USP e tem no currículo empresas como Citibank, United Airlines e Walt Disney World.

Agora à frente de um dos principais pilares da rentabilidade da Azul, a executiva quer unir a experiência acumulada na carreira àquela que adquiriu como viajante. “Como sempre gostei muito de viajar e vivenciei a importância das viagens para o meu enriquecimento cultural e profissional, eu acho que meu maior desafio hoje é criar uma nova cultura de entendimento sobre programa de fidelidade e colaborar para que o turismo seja o caminho de desenvolvimento das pessoas e do nosso País”, explica.

Novidades no TudoAzul

O programa de fidelidade da Azul está completando 14 anos em 2023. Nos últimos três anos, foram 4 milhões de novos clientes, mesmo em meio à crise da covid-19 que paralisou o mercado de turismo e viagens. Ao todo, já são 16 milhões de clientes.

Publicidade

O plano agora é encerrar 2023 com o dobro do faturamento em comparação ao resultado de 2019, o último ano antes da pandemia.

Para isso, a companhia vem anunciando novas parcerias e iniciativas para atrair clientes e ganhar espaço nesse mercado. Para além dos 150 destinos em voos da Azul e dos 3 mil de companhias parceiras, é possível adquirir pacotes, reservas em hotéis e outros produtos ligados turismo pelo marketplace do TudoAzul.

Em uma das iniciativas mais recentes, a empresa anunciou uma parceria com a Elite International Realty, uma empresa imobiliária da Flórida, nos Estados Unidos. Clientes que comprarem imóveis por intermédio dessa imobiliária, nos EUA ou nos Emirados Árabes Unidos, vão ganhar entre 100 mil e 500 mil pontos no TudoAzul.

Atualmente, o programa de fidelidade representa 20% do faturamento da companhia aérea.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • azul4
Cotações
05/06/2025 1h37 (delay 15min)
Câmbio
05/06/2025 1h37 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de renda 2025: quando inicia o pagamento das restituições?

  • 2

    O que é Pix automático e como ele vai funcionar? Especialistas respondem

  • 3

    Plano Collor: como descobrir se você tem dinheiro a receber

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como fazer voluntariado em outros países? 3 formas de viajar sem gastar nada
Logo E-Investidor
Como fazer voluntariado em outros países? 3 formas de viajar sem gastar nada
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2025: o que fazer para sair da malha fina? Siga este passo a passo
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2025: o que fazer para sair da malha fina? Siga este passo a passo
Imagem principal sobre o Tenho 50 anos e contribuí por 25: já tenho direito à aposentadoria?
Logo E-Investidor
Tenho 50 anos e contribuí por 25: já tenho direito à aposentadoria?
Imagem principal sobre o Feriados de junho: veja o calendário completo com as datas comemorativas do mês
Logo E-Investidor
Feriados de junho: veja o calendário completo com as datas comemorativas do mês
Imagem principal sobre o Antecipação do INSS tem custo? Saiba o que diz a lei e se é necessário pagar taxa
Logo E-Investidor
Antecipação do INSS tem custo? Saiba o que diz a lei e se é necessário pagar taxa
Imagem principal sobre o Onde é mais barato comprar o livro da Bobbie Goods: Burger King ou Amazon?
Logo E-Investidor
Onde é mais barato comprar o livro da Bobbie Goods: Burger King ou Amazon?
Imagem principal sobre o Ficar bilionário por conta própria? Esses CEOs mostram outro caminho
Logo E-Investidor
Ficar bilionário por conta própria? Esses CEOs mostram outro caminho
Imagem principal sobre o Qual a diferença entre nome negativado e protestado? Saiba o que cada um significa
Logo E-Investidor
Qual a diferença entre nome negativado e protestado? Saiba o que cada um significa
Últimas: Comportamento
Câmbio global: o trono do dólar tem um sucessor no radar?
Comportamento
Câmbio global: o trono do dólar tem um sucessor no radar?

O dólar tem sido a principal moeda para pagamentos e reservas internacionais há décadas

03/06/2025 | 18h05 | Por Jason Ma, da Fortune
Como a saúde mental pode sabotar a sua vida financeira e o seu bolso
Comportamento
Como a saúde mental pode sabotar a sua vida financeira e o seu bolso

Segundo especialistas, o descontrole emocional facilita comportamentos impulsivos e gastos exagerados

31/05/2025 | 07h06 | Por Beatriz Rocha
XP lança cartão para grandes fortunas com helicóptero e cobertura médica
Comportamento
XP lança cartão para grandes fortunas com helicóptero e cobertura médica

Produto mira brasileiros com patrimônio acima de R$ 30 milhões; veja os benefícios

28/05/2025 | 16h17 | Por Isabela Ortiz
Parcerias da B3 promovem visitas gratuitas a museus; saiba onde e quando ir
Comportamento
Parcerias da B3 promovem visitas gratuitas a museus; saiba onde e quando ir

Entre as iniciativas de acesso livre, destacam-se a entrada em instituições como o MASP e o Museu do Ipiranga

24/05/2025 | 07h45 | Por Cecília Mayrink
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador