O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a Petrobras (PETR3; PETR4) irá diminuir o repasse de dividendos a acionistas para que parte se transforme em investimento. Na semana passada, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou pagamento de dividendos a acionistas na ordem de R$ 14,8 bilhões relativos ao resultado do segundo trimestre do ano.
Leia também
“A Petrobras vai parar de mandar todos os dividendos para acionistas e vai mandar parte dos dividendos para se transformar em investimento para produzir mais gás, óleo, gasoduto e conhecimento científico e tecnológico”, declarou o petista, em cerimônia depois de visitar o Porto Maravilha e as obras do Instituto de Matemática Pura e Aplicada.
O anúncio na semana passada foi o primeiro após a mudança da política de dividendos da companhia, que agora tem previsão de proventos na ordem de 45% do fluxo de caixa livre (diferença entre o fluxo de caixa operacional e os investimentos do trimestre).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Segundo Lula, a estatal não é “uma empresa de petróleo, é uma empresa de energia”. O presidente também disse que a Petrobras é a que mais investe em pesquisa no País.
O petista falou no Rio de Janeiro depois de visitar o Porto Maravilha e as obras do Impa Tech, escola do Instituto de Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Estava acompanhado do prefeito da cidade, Eduardo Paes, e de ministros como Márcio França (Portos e Aeroportos), Camilo Santana (Educação), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Márcio Macêdo (Secretaria Geral) e Nísia Trindade (Saúde).