A Localiza (RENT3) reportou resultados pressionados no segundo trimestre de 2023, segundo avaliação da XP, mas com lucro líquido de R$ 419 milhões em linha com o esperado pela casa.
Leia também
Em relatório, os analistas Pedro Bruno e Matheus Sant´Anna destacam como pontos positivos o forte desempenho de receita em Gestão e Terceirização de Frotas (GTF), com preço médio e volumes crescendo e confirmando as condições de demanda atualmente fortes, apesar de um cenário macro desafiador.
No segmento de Seminovos, eles destacam o número de carros vendidos caindo apenas 4% na comparação com o primeiro trimestre apesar do desafio imposto pelo programa de incentivo do governo a veículos novos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Eles observam ainda que após sua operação de follow-on bem-sucedida, a Localiza reportou fortes condições de balanço/liquidez (com 2,8 vezes a dívida líquida/Ebitda e 0,58 vez a dívida líquida/valor da frota), reiterando seu forte posicionamento competitivo.
Outro ponto positivo foi a aquisição de 23 mil carros com desconto em junho-julho (quase metade da estimativa de cerca de 50 mil veículos vendidos no Brasil para empresas no âmbito do programa governamental).
Entre pontos considerados negativos, eles ressaltam a continuidade da normalização dos resultados da Seminovos, com a margem Ebitda sequencialmente menor em 3,7%, maiores tendências de depreciação, agora e no futuro próximo, tanto no RAC (carros totalmente depreciados saindo da frota) quanto no GTF (mix mais rico para veículos pesados e leves com maior perfil de D&A), e impairment no valor de R$ 631 milhões (1,5% do valor total da frota) relacionado aos impactos do programa governamental de incentivo ao carro novo.
Após o resultado, a XP reiterou sua visão positiva para a Localiza e para o setor.
Publicidade