No Brasil, o problema fiscal volta ao centro das atenções na semana, que tem uma agenda econômica forte, com o PIB do 2T20 e produção industrial no País, além do livro Bege e o relatório de emprego dos Estados Unidos. O governo deve apresentar o orçamento de 2021 ao Congresso hoje e poderá anunciar o valor do auxilio emergencial nesta terça-feira.
No entanto, o Renda Brasil continua sem fonte de financiamento definida, gerando dúvidas sobre o realismo do orçamento e se haverá um compromisso firme do governo com o teto dos gastos em 2021, quando terminam as medidas emergenciais adotadas por causa da pandemia.
Está prevista também na pauta do Congresso a análise dos vetos presidenciais às medidas de desoneração da folha além da votação do marco de gás que podem mexer com as expectativas do mercado nesta semana.
No mercado de cambio, hoje, ocorre a disputa técnica em torno da Ptax do fim de agosto, que tende a trazer volatilidade ao dólar, após a queda de 2,92% no mercado à vista na sexta-feira.
Agenda econômica 31/08
Brasil: O governo entrega ao Congresso nesta segunda-feira o Orçamento de 2021. O resultado consolidado do setor primário vai ser divulgado hoje, às 9h30. Amanhã a agenda traz o PIB do 2T20, balança comercial de agosto e o governo apresenta a proposta de prorrogação do auxilio emergencial até dezembro. Está prevista também a análise dos vetos presidenciais e a votação do marco de gás. Na quinta-feira, sai a produção industrial de julho.
EUA: Destaque para o relatório Payroll do mercado de trabalho na sexta-feira. Amanhã sai o PMI da indústria de transformação da Alemanha. Na quarta-feira, tem o livro Bege e pesquisa ADP de criação de emprego no setor privado.