Os papéis do GPA (PCAR3) despencavam 15,97%, cotados a R$ 6,84, nesta quarta-feira (23), por volta das 14h5. O recuo segue os acontecimentos da cisão do grupo varejista com as operações do Éxito, – ou seja, a distribuição aos acionistas do GPA a maior parte das ações que detém da empresa colombiana – que ocorre hoje.
Leia também
De acordo com fato relevante publicado pelo grupo no começo de agosto, a companhia entregará aos seus acionistas mais de 1 bilhão de ações do Éxito na proporção de 4 ações de emissão para cada papel do GPA, na forma de:
- BDRs (Brazilian Depositary Receipt,, em inglês, que são títulos emitido no Brasil que representam ações de companhia aberta sediada no exterior) patrocinados Nível II, cada um representando 4 ações ordinárias de emissão do Éxito, para os detentores de ações ordinárias de emissão do GPA;
- (ii) ADRs (American Depositary Receipts, em inglês, que são recibos que permitem a investidores comprar nos EUA ações de empresas não americanas) Nível II, cada um representando 8 ações ordinárias de emissão do Éxito, para os detentores de ADRs do GPA.
Esse processo faz parte da reestruturação do GPA, que deseja focar em suas operações no Brasil. As ações do Éxito representam aproximadamente 83% da participação do grupo no capital social da empresa colombiana.