Publicidade

Tempo Real

Moedas Globais: dólar avança ante rivais, mas perde força ao longo do dia

Volátil, a moeda americana enfraqueceu contra divisas europeias

Moedas Globais: dólar avança ante rivais, mas perde força ao longo do dia
Moedas Globais. Foto: Envato Elements

O dólar avançou ante rivais, porém, perdeu o fôlego obtido com o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, que citou a possibilidade de novas altas de juros caso a economia e o mercado de trabalho dos EUA continuem resilientes. Volátil, a moeda americana enfraqueceu contra divisas europeias, após a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reforçar que a luta contra a inflação não terminou no bloco e outros dirigentes europeus sinalizarem apoio a novas altas de juros.

Por volta das 17h (de Brasília), o dólar subia a 146,36 ienes e a libra cedia a US$ 1,2589. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de seis rivais fortes, fechou em alta de 0,09%, a 104,077 pontos, e avanço de 0,68% na variação semanal.

Como previsto pelo ING, as falas de Lagarde refletiram sobre o euro e provocaram uma correção no DXY pouco antes do pregão terminar, dando apoio para a moeda europeia em detrimento do dólar. Assim, o euro recuava a US$ 1,0807, no horário citado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em discurso, Lagarde afirmou que, “apesar dos progressos, a luta contra a inflação ainda não está vencida” e defendeu a manutenção dos juros em níveis restritivos pelo tempo que for necessário para trazer a inflação de volta à meta de 2% na zona do euro. O discurso ocorreu depois de dirigentes do BCE – como Martins Kazaks e Joachim Nagel – reforçarem que mais altas de juros podem ser necessárias no bloco, contrariando expectativas de que o enfraquecimento da economia europeia possa levar a uma pausa do aperto monetário, observa a CMC Markets.

Mais cedo, no entanto, o dólar chegou a firmar ganhos robustos, seguindo o amplamente aguardado discurso de Powell. Nele, o presidente reforçou uma postura dependente de dados e ponderou que, apesar da inflação ter caído recentemente, os preços continuam elevados nos EUA. Powell ressaltou o compromisso do BC americano de atingir a meta da inflação em 2% e comentou que, caso a atividade econômica e o mercado de trabalho permaneçam fortes, altas adicionais nas taxas de juros podem ser necessárias.

Para a Capital Economics, a ausência de menções a cortes foi o suficiente para impulsionar o dólar em um primeiro momento e, com as perspectivas positivas para a economia dos EUA, a moeda deve continuar o rali nos próximos trimestres. Em relatório, o Wells Fargo projeta que a força do dólar só deve moderar em 2024, com uma depreciação limitada. Além disso, em outro estudo, o banco prevê maior fraqueza nas moedas do G10 até o final deste ano.

Entre emergentes, o dólar blue subia a 730 pesos argentinos no mercado paralelo, conforme levantamento do jornal El Cronista. No mercado oficial, o dólar avançava a 350,023 pesos argentinos, mas, segundo o jornal Ámbito Financeiro, uma nova intervenção do BC da Argentina amplia a desvalorização da moeda argentina. De acordo com a nova cotação, o dólar avança a 367 pesos argentinos, informou o Ámbito. Em segundo plano, o presidente argentino, Alberto Fernández, ratificou que o novo pacote econômico deve ser lançado ainda hoje e incluir o anúncio de um bônus para trabalhadores privados, entre outras medidas.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>