A Bolsa brasileira foi beneficiada por novos estímulos econômicos apresentados pela China no fim de semana. O país diminuiu pela metade o imposto sobre as transações no mercado de ações, na primeira redução desde 2008. O objetivo é aumentar a confiança dos investidores na Bolsa de Xangai. No entanto, as preocupações com o mercado imobiliário chinês ainda persistem, com as ações da incorporadora Evergrande caindo quase 90%, na volta do papel a negociações depois de 17 meses de suspensão.
No cenário doméstico, investidores monitoraram comentários do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre a agenda de reformas do País. Ele voltou a apoiar que o Congresso estabeleça um teto para a alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que será criado após a aprovação da reforma tributária, como forma de unificar impostos sobre consumo praticados atualmente.
Na B3, as ações da Vale (VALE3), de grande peso para o Ibovespa, registraram alta acima de 1%, mesmo com a desvalorização do minério de ferro na sessão. Os papéis da companhia acompanharam os de outras empresas ligadas à mineração, como Gerdau (GGBR4), Usiminas (USIM5) e CSN Mineração (CMIN3), repercutindo a redução da taxa cobrada em negociações de ações por parte da China.
Quem liderou os ganhos do Ibovespa no dia foram as ações do setor de frigoríficos, em meio à queda dos preços do boi no mercado brasileiro. Marfrig (MRFG3) puxou os ganhos do grupo, seguida por Minerva (BEEF3) e BRF (BRFS3).
Do lado oposto, ativos sensíveis a juros foram prejudicados, com Via (VIIA3), Pão de Açúcar (PCAR3) e Méliuz (CASH3) entre as maiores baixas do índice, em meio ao avanço das taxas dos contratos futuros na sessão desta segunda.
Na sexta-feira (25), o Ibovespa fechou em queda de 1,02%, aos 115.837,20 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.