O que este conteúdo fez por você?
- A principal referência da B3 encerrou o pregão em valorização de 1,11%, aos 117.120,98 pontos, após oscilar entre máxima a 117.252,99 pontos e mínima a 115.835,71 pontos.
O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira (28), após as perdas da última sessão. A principal referência da B3 encerrou o pregão em valorização de 1,11%, aos 117.120,98 pontos, após oscilar entre máxima a 117.252,99 pontos e mínima a 115.835,71 pontos.
Leia também
A Bolsa brasileira foi beneficiada por novos estímulos econômicos apresentados pela China no fim de semana. O país diminuiu pela metade o imposto sobre as transações no mercado de ações, na primeira redução desde 2008. O objetivo é aumentar a confiança dos investidores na Bolsa de Xangai. No entanto, as preocupações com o mercado imobiliário chinês ainda persistem, com as ações da incorporadora Evergrande caindo quase 90%, na volta do papel a negociações depois de 17 meses de suspensão.
No cenário doméstico, investidores monitoraram comentários do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre a agenda de reformas do País. Ele voltou a apoiar que o Congresso estabeleça um teto para a alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que será criado após a aprovação da reforma tributária, como forma de unificar impostos sobre consumo praticados atualmente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na B3, as ações da Vale (VALE3), de grande peso para o Ibovespa, registraram alta acima de 1%, mesmo com a desvalorização do minério de ferro na sessão. Os papéis da companhia acompanharam os de outras empresas ligadas à mineração, como Gerdau (GGBR4), Usiminas (USIM5) e CSN Mineração (CMIN3), repercutindo a redução da taxa cobrada em negociações de ações por parte da China.
Quem liderou os ganhos do Ibovespa no dia foram as ações do setor de frigoríficos, em meio à queda dos preços do boi no mercado brasileiro. Marfrig (MRFG3) puxou os ganhos do grupo, seguida por Minerva (BEEF3) e BRF (BRFS3).
Do lado oposto, ativos sensíveis a juros foram prejudicados, com Via (VIIA3), Pão de Açúcar (PCAR3) e Méliuz (CASH3) entre as maiores baixas do índice, em meio ao avanço das taxas dos contratos futuros na sessão desta segunda.
Na sexta-feira (25), o Ibovespa fechou em queda de 1,02%, aos 115.837,20 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.