No setor de companhias aéreas, o Itaú BBA projeta um segundo semestre positivo para a Azul (AZUL4) após a oferta e demanda da companhia subirem 5% em julho na comparação anual. O cenário de precificação sólido deve ser outro impulso favorável, segundo os analistas Daniel Gasparete, Gabriel Rezende e Luiz Capistrano.
Leia também
Em relação à Gol (GOLL4), o banco destaca que os números de julho mostraram uma demanda sólida, com alta anual de 7% e alocação racional de capacidade (+3% na mesma base comparativa). Apesar dos fundamentos do setor favorecerem o segundo semestre da aérea, os analistas do Itaú BBA mantém visão cautelosa sobre a empresa devido à diluição esperada.
Logística
Já no setor de logística, o BBA cita que os volumes da Santos Brasil (STBP3) ficaram estáveis em julho na comparação anual, mas cresceram 18% ante o mês anterior, recuperando o desempenho lento visto no início deste ano. A expectativa da equipe do Itaú BBA é que essa tendência continue, já que a alta temporada começa no início do terceiro trimestre. No entanto, os volumes apontam para a faixa inferior do guidance. “Isso significa que a precificação será o principal impulsionador do resultado do próximo trimestre, refletindo renegociações contratuais”.
O banco mantém a visão otimista sobre a ação da Santos Brasil. No entanto, observa que a falta de notícias sobre a aquisição pela MSC pode pressionar os papéis.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quanto à JSL (JSLG11), os analistas comentam que a alta do petróleo pode elevar os preços dos combustíveis e, consequentemente, os custos operacionais da companhia. “Dito isto, a empresa provou a sua capacidade de reequilibrar contratos quando necessário”, ponderam. Nesse cenário, os analistas da casa esperam que a companhia mantenha um sólido ritmo de crescimento orgânico, reforçando a recomendação ‘outperform’ (equivalente à compra) para as ações.
EcoRodovias
O relatório cita ainda o otimismo em relação à EcoRodovias (ECOR3). A visão é apoiada pelos dados de tráfego positivos de julho, que subiram 3% na comparação anual. O aumento de novos trechos e uma nova metodologia de taxa de eixo elevado também devem impulsionar os números financeiros da companhia nos próximos trimestres.