O que este conteúdo fez por você?
- Nesta quinta-feira, o humor no exterior é misto, em dia de divulgação de PMI de serviços e composto. As bolsas europeias sobem. Já as bolsas asiática fecharam sem direção única
- Pela manhã, serão divulgados o PMI dos Estados Unidos, além dos pedidos de auxílio-desemprego dos EUA, que será olhado de perto na véspera do relatório de emprego americano, o Payroll
- No Brasil, os mercados locais começam o dia à espera dos detalhes da proposta da reforma administrativa do governo, que será apresentada à imprensa às 10h
Nesta quinta-feira, o humor no exterior é misto, em dia de divulgação de PMI de serviços e composto. As bolsas europeias sobem. Já as bolsas asiática fecharam sem direção única. O PMI de serviços da China recuou, os PMIs compostos da Zona do Euro e da Alemanha desaceleraram, mas ficaram acima da leitura anterior, e o PMI do Reino Unido teve alta, porém menor do que a esperada.
Leia também
Pela manhã, serão divulgados o PMI dos Estados Unidos e os pedidos de auxílio-desemprego no país, o que será olhado de perto na véspera do relatório de emprego americano, o Payroll, após a frustração com a pesquisa ADP que revelou uma criação de empregos no setor privado muito abaixo do esperado em agosto.
No Brasil, os mercados locais começam o dia à espera dos detalhes da proposta da reforma administrativa do governo, que será apresentada à imprensa às 10h.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O diário oficial de hoje traz que a reforma apresenta novas possibilidades de vínculos com a administração pública e, para futuros servidores, a proposta sugere dois anos em vinculo de experiência. Entre os vários pontos, também veda mais de 30 dias de férias no ano e redução de jornada sem redução de remuneração. Segundo fontes, servidores de estados e municípios devem ficar fora da reforma.
Em relação ao tramite no Congresso, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que há espaço para se votar esta proposta até outubro, mas ele salientou que a reforma tributária será a prioridade número 1. Segundo ele, a tributária estaria mais avançada do que a administrativa.
Além disso, ainda hoje pela manhã será conhecido o desempenho da produção industrial de julho, que deve registrar a terceira alta consecutiva na margem.
O dado pode mexer na ponta mais curta da curva de juros, mas não deve alterar as apostas majoritárias de Selic estável em 2% em setembro. Na bolsa hoje, o sinal negativo dos futuros de NY e do petróleo pode pesar.
Agenda econômica 03/09
Brasil: A produção industrial de julho está programada para hoje, às 9h00. A mediana do mercado para este indicador é de crescimento de 5,9% na margem. O tesouro faz leilão de LTN, NTN-F e LFT, às 11h. O governo apresenta a PEC da reforma administrativa às 10h.
Publicidade
EUA: Destaque para os pedidos semanais de auxílio
desemprego, às 9h30 e os PMIs compostos e de serviços de
agosto, às 10h45.