O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira (11) e recuperou parte das perdas da última semana. A principal referência da B3 encerrou o pregão em alta de 1,36%, aos 116.883,34 pontos, após oscilar entre máxima a 117.130,81 pontos e mínima a 115.315,94 pontos.
Leia também
A Bolsa brasileira foi impulsionada pelo avanço de papéis de grandes bancos, com Itaú (ITUB4) em alta acima de 2%, seguido por Bradesco (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3).
O setor é considerado resiliente e atrativo para investidores em termos de pagamento de dividendos, especialmente após a retirada do regime de urgência do projeto que extingue os Juros sobre Capital Próprio (JCPs).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Outro fator de destaque no dia foram as notícias positivas anunciadas pela China. O índice de preços ao consumidor (CPI) do país subiu 0,1% na comparação anual de agosto, menos que o esperado. Já o Banco do Povo da China (PBoC) divulgou dados que apontam para uma nova alta nos empréstimos, o que pode resultar em uma recuperação nas vendas de residências e na demanda por hipotecas.
Na B3, um dia antes da divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, as ações do Pão de Açúcar (PCAR3) figuraram entre os maiores ganhos do Ibovespa. O movimento ocorreu após anúncio de que o controlador da empresa, o Casino, propôs iniciar negociações para a venda de sua participação de 34% na Cnova.
Na ponta contrária, as ações da Braskem (BRKM5) sofreram a maior baixa do índice, em uma realização de lucros, após a empresa liderar os ganhos da semana passada, acumulando alta de 8,25%. Além disso, a XP iniciou a cobertura da empresa com uma recomendação “neutra” e preço-alvo de R$ 27,00.
Na sexta-feira (8), o Ibovespa fechou em queda de 0,58%, aos 115.313,40 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.