Investidores na Europa e em outras partes do mundo aguardam pesquisa sobre o CPI dos EUA, que provavelmente ganhou força em agosto, ainda que de forma pontual, segundo analistas. O CPI, que será divulgado nas próximas horas, é crucial para a decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na próxima semana.
O tom negativo das ações europeias também é justificado por dados fracos de produção industrial da zona do euro e do Reino Unido. Mais cedo, a libra chegou a atingir mínima em três meses ante o dólar, a US$ 1,2441, diante da perspectiva de que o Banco da Inglaterra (BoE) seja mais contido na elevação de juros. Para a Capital Economics, porém, a fraqueza da economia britânica não deverá impedir o banco central inglês de aumentar seu juro básico mais uma vez, em reunião também prevista para a semana que vem.
Entre as ações, a da BP caía 0,8% em Londres no horário acima, após Bernard Looney renunciar ao cargo de CEO da petrolífera, por questões ligadas a relacionamentos anteriores com colegas.
Já o subíndice do Stoxx 600 para o setor automotivo operava perto da estabilidade, após chegar a saltar até 2% mais cedo com notícia de que a União Europeia (UE) irá lançar uma investigação sobre subsídios concedidos a fabricantes de carros elétricos na China. Às 7h33 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,32%, a de Paris recuava 0,85% e a de Frankfurt cedia 0,87%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham baixas de 1,04%, 1,17% e 0,35%, respectivamente.