Na China continental, por outro lado, os mercados tiveram modesto desempenho positivo, apagando perdas da sessão anterior, quando foram divulgados indicadores mistos da segunda maior economia do mundo. O Xangai Composto subiu 0,26%, a 3.125,93 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,54%, a 1.921,48 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho, devolvendo parte dos fortes ganhos acumulados recentemente. O S&P/ASX 200 caiu 0,67% em Sydney, a 7.230,40 pontos. Investidores da região e de outras partes do mundo estão na expectativa para a decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que será conhecida na quarta-feira (20).
As chances são de quase 100% de que o Fed mantenha seus juros básicos nos níveis atuais, segundo ferramenta de monitoramento do CME Group. Também nos próximos dias, o banco central chinês (PBoC) define seus juros principais, conhecidos como LPRs, e são esperados sinais de quando o Banco do Japão (BoJ) poderá começar a sair de sua política ultra-acomodatícia. Para a Capital Economics, o BC japonês só deverá anunciar alta de juros na primeira reunião de 2024, em janeiro. *Com informações da Dow Jones Newswires