O índice Ibovespa futuro abriu nesta quinta-feira (21) em queda de 0,79%, chegando aos 118.600 pontos. O recuo ainda repercute as decisões do Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense) e do Banco Central do Brasil sobre suas respectivas políticas monetárias, na última quarta-feira (20).
- Veja também: Mercado hoje: decisões de política monetária ficam no radar, após manutenção dos juros nos EUA e corte na Selic
O Comitê de Política Monetária (Copom) cortou em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros do País, a Selic, e sinalizou que seguirá na mesma toada nas próximas reuniões do órgão.
Leia também
Já o Fed decidiu por manter inalterados seus juros, com referencial no patamar de 5,25% a 5,50%. No entanto, sinalizou que um novo aumento das taxas deve acontecer ainda neste ano. Esse é o maior nível das taxas desde 2001.
Há pouco, o Banco da Inglaterra (BoE) também informou que sua taxa básica de juros será mantida em 5,25%, após a conclusão de sua reunião de política monetária.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ainda nesta quinta-feira, os bancos centrais de Turquia, África do Sul e Japão também definem o futuro de suas respectivas políticas monetárias e serão monitorados pelos mercados ao redor do mundo.