O Ibovespa encerrou em forte queda nesta quinta-feira (21), após decisões de juros nos Estados Unidos e no Brasil na “Super Quarta”. A principal referência da B3 encerrou o pregão em desvalorização de 2,15%, aos 116.145,05 pontos, após oscilar entre máxima a 118.695,09 pontos e mínima a 116.012,92 pontos.
Leia também
Na véspera, o Federal Reserve (Fed) optou por manter os juros americanos no intervalo entre 5,25% a 5,50%, mas sinalizou que as taxas podem ficar elevadas por mais tempo do que o previsto por investidores. Já o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu reduzir a Selic em 0,50 ponto porcentual, chegando a 12,75% ao ano, reforçando a importância da manutenção e da perseguição da meta fiscal.
Nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York aceleraram perdas no final do pregão e fecharam o dia com baixas acima de 1%. O movimento ocorreu repercutindo a indicação do Fed de que os juros no país podem subir mais uma vez neste ano e cair mais lentamente no ano que vem.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A tendência negativa dos índices americanos foi acompanhada por uma piora na Bolsa brasileira, impulsionada ainda pelo recuo de ações de grande peso, como Vale (VALE3), Petrobras (PETR3.PETR4) e Bradesco (BBDC3). A piora das duas primeiras empresas reflete o mau desempenho das commodities no exterior, com o minério de ferro fechando em baixa de 1,9% na China e o petróleo de tipo Brent terminando o dia com variação negativa de 0,04%.
No entanto, os maiores destaques negativos do Ibovespa na sessão foram as companhias ligadas ao setor de varejo, que são mais sensíveis aos juros altos. Grupo Soma (SOMA3) e Magazine Luiza (MGLU3) disputaram as maiores baixas do pregão, enquanto Arezzo (ARZZ3) e Lojas Renner (LREN3) também sofreram no dia.
Entre as únicas altas do índice, os papéis da Suzano (SUZB3) foram favorecidos pelo dólar mais forte e tiveram um dos maiores ganhos do Ibovespa, junto com Natura (NTCO3), com rumores de que há três interessados na disputa pela The Body Shop, rede de cosméticos que a empresa controla. As outras ações que fecharam a sessão no campo positivo foram: Sabesp (SBSP3), Vibra (VBBR3), CSN Mineração (CMIN3), Fleury (FLRY3) e Copel (CPLE6).
Na quarta-feira (20), o Ibovespa fechou em alta de 0,72%, aos 118.695,32 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.