• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Só um app de banco passa em teste contra “golpe da mão fantasma”. Veja qual

Conheça o golpe que consegue acessar o aplicativo da vítima por meio de um software de acesso remoto

Por Beatriz Rocha

02/10/2023 | 20:30 Atualização: 02/10/2023 | 20:45

(Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

O Itaú foi o único grande banco brasileiro que conseguiu bloquear de imediato as tentativas de golpe por acesso remoto em seu aplicativo, conforme indicado por teste prático do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Em relatório divulgado nesta segunda-feira (2), a associação alertou sobre a prática criminosa também conhecida como “golpe do celular invadido” ou “golpe da mão fantasma”.

Leia mais:
  • Open Investments entra em vigor e contribui para bancos personalizarem serviços
  • Por que você terá de permitir o compartilhamento de seus dados pelos bancos?
  • Quais cartões de crédito têm o menor e o maior custo? Confira o ranking
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A motivação para o estudo do Idec começou em abril deste ano, quando um aumento significativo de reclamações de clientes do Nubank levou o assunto a entrar para os trending topics de redes sociais como o X (antigo Twitter). Na época, o banco enviou um alerta aos usuários sobre a fraude que ocorre quando o criminoso acessa o aplicativo da vítima por meio de um software de acesso remoto.

Funciona da seguinte forma: o golpista finge ser um atendente ou gerente de banco, a partir do que é chamado de “engenharia social”, uma verdadeira técnica de enganação. Usando uma linguagem técnica, ele cita dados pessoais da vítima, obtidos por meio de algum vazamento de informações, e leva a pessoa a acreditar que é mesmo o funcionário de uma instituição. Dessa forma, consegue guiar o usuário a clicar em um link e instalar um programa em seu celular.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Esse aplicativo instalado permite que um dispositivo, como um computador ou smartphone, seja controlado e acessado remotamente por outra pessoa a distância. O criminoso consegue então visualizar e operar o celular do consumidor como se estivesse fisicamente presente no local onde ele está localizado. Conectado ao aplicativo bancário do cliente, o golpista pode realizar transações de maneira remota, sem a necessidade de utilização de cartão físico ou senhas.

Testes práticos

Em abril, o Idec decidiu notificar os quatro maiores bancos do Brasil em número de clientes, segundo dados do Banco Central: Bradesco, Itaú, Nubank e Santander. Nessa notificação, a associação solicitou esclarecimentos sobre as medidas adotadas para prevenir e remediar os consumidores vítimas dessa fraude. O objetivo também foi verificar se alguma dessas instituições possui mecanismos de segurança mais eficazes para prevenir esse tipo de golpe.

Enquanto o Itaú afirmou adotar uma medida específica de segurança para impedir tentativas de transações feitas via aplicativos de acesso remoto, os outros bancos não forneceram informações detalhadas sobre procedimentos concretos para prevenir essa modalidade de fraude. Dessa forma, o Idec resolveu fazer um teste prático com as quatro instituições.

No dia 24 de julho, membros da equipe de Serviços Financeiros da associação tentaram acessar seus respectivos aplicativos bancários e realizar transações bancárias por Pix, no valor de R$ 2,00. A tentativa de transação ocorreu a partir do controle do dispositivo móvel por meio do software de acesso remoto utilizado em computadores.

Tanto o app do Nubank quanto o do Santander criaram alguns obstáculos que dificultaram a realização da transferência, mas, mesmo com eles, foi possível completar a transação. Já no caso do Bradesco não houve qualquer impedimento para realizar todo o processo via acesso remoto, fato que indica “grave vulnerabilidade” do banco, segundo o Idec.

Publicidade

O aplicativo do Itaú, instituição que se saiu melhor no teste, foi o único que bloqueou de imediato as tentativas por acesso remoto. Além de mostrar uma mensagem de suspeita de golpe, as funções do próprio app ficaram bloqueadas até que o software fraudador fosse deletado do smartphone.

Com isso, o Idec concluiu que os bancos podem barrar a entrada de golpistas que utilizam programas de acesso remoto. Mais do que por uma técnica de enganação dos criminosos, a fraude ocorre pela falha de segurança dos aplicativos. Dessa forma, qualquer vítima que tenha sofrido esse golpe em específico, tem direito à restituição dos valores e ao cancelamento dos empréstimos feitos em seu nome, de acordo com a associação.

O Idec disponibiliza para os associados ao Instituto um modelo de petição, caso eles precisem entrar na Justiça para conseguir o dinheiro de volta junto aos bancos. O documento é voltado para ações no Juizado Especial Cível (JEC) e pode ser encontrado neste site. Vale lembrar, no entanto, que essa deve ser a última opção, passando primeiro pela tentativa de resolver o problema direto com a instituição e depois junto aos órgãos de defesa do consumidor (Procon e Consumidor.Gov).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • itsa3
Cotações
04/06/2025 2h10 (delay 15min)
Câmbio
04/06/2025 2h10 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de renda 2025: quando inicia o pagamento das restituições?

  • 2

    FIIs vão virar multimercados? Entenda a estratégia que desafia a gestão tradicional

  • 3

    Plano Collor: como descobrir se você tem dinheiro a receber

  • 4

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 5

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Calendário PIS/Pasep 2025: confira pagamentos do abono salarial em junho
Logo E-Investidor
Calendário PIS/Pasep 2025: confira pagamentos do abono salarial em junho
Imagem principal sobre o Burger King está vendendo o livro da Bobbie Goods no combo, mas será que compensa?
Logo E-Investidor
Burger King está vendendo o livro da Bobbie Goods no combo, mas será que compensa?
Imagem principal sobre o iPhone 17 promete surpreender: quanto vai custar o novo modelo?
Logo E-Investidor
iPhone 17 promete surpreender: quanto vai custar o novo modelo?
Imagem principal sobre o Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2871 de hoje, terça-feira (03)
Logo E-Investidor
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2871 de hoje, terça-feira (03)
Imagem principal sobre o Doei sangue: tenho direito a meia-entrada no cinema e outros eventos?
Logo E-Investidor
Doei sangue: tenho direito a meia-entrada no cinema e outros eventos?
Imagem principal sobre o Prazo do IR 2025 passou, mas você ainda deve declarar. Veja como
Logo E-Investidor
Prazo do IR 2025 passou, mas você ainda deve declarar. Veja como
Imagem principal sobre o Declarei o IR 2025 fora do prazo: como consultar a minha restituição?
Logo E-Investidor
Declarei o IR 2025 fora do prazo: como consultar a minha restituição?
Imagem principal sobre o 8 passos práticos para conquistar a independência financeira ainda hoje
Logo E-Investidor
8 passos práticos para conquistar a independência financeira ainda hoje
Últimas: Comportamento
Câmbio global: o trono do dólar tem um sucessor no radar?
Comportamento
Câmbio global: o trono do dólar tem um sucessor no radar?

O dólar tem sido a principal moeda para pagamentos e reservas internacionais há décadas

03/06/2025 | 18h05 | Por Jason Ma, da Fortune
Como a saúde mental pode sabotar a sua vida financeira e o seu bolso
Comportamento
Como a saúde mental pode sabotar a sua vida financeira e o seu bolso

Segundo especialistas, o descontrole emocional facilita comportamentos impulsivos e gastos exagerados

31/05/2025 | 07h06 | Por Beatriz Rocha
XP lança cartão para grandes fortunas com helicóptero e cobertura médica
Comportamento
XP lança cartão para grandes fortunas com helicóptero e cobertura médica

Produto mira brasileiros com patrimônio acima de R$ 30 milhões; veja os benefícios

28/05/2025 | 16h17 | Por Isabela Ortiz
Parcerias da B3 promovem visitas gratuitas a museus; saiba onde e quando ir
Comportamento
Parcerias da B3 promovem visitas gratuitas a museus; saiba onde e quando ir

Entre as iniciativas de acesso livre, destacam-se a entrada em instituições como o MASP e o Museu do Ipiranga

24/05/2025 | 07h45 | Por Cecília Mayrink
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador