O dia foi de perdas também em Hong Kong, onde o Hang Seng caiu 0,23%, a 17.732,52 pontos, e em Taiwan, com queda de 1,21% do Taiex, a 16.440,91 pontos. Em outras parte da Ásia, o japonês Nikkei ficou praticamente estável em Tóquio, com ganho marginal de 0,01%, a 32.042,25 pontos, e o sul-coreano Kospi teve modesto ganho de 0,10% em Seul, a 2.462,60 pontos.
Pesquisa oficial mostrou que o Produto Interno Bruto (PIB) da China teve expansão anual de 4,9% no terceiro trimestre, superando expectativas de alta de 4,3%. O dado, no entanto, também indicou forte desaceleração em relação ao segundo trimestre, quando o gigante asiático cresceu 6,3% na comparação anual. Números mensais de setembro da indústria e do varejo chineses também ficaram acima do esperado.
Por outro lado, as vendas de moradias na China aprofundaram o ritmo de queda entre janeiro e setembro. “Dados mais amplos do setor imobiliário (chinês) permaneceram fracos, embora estejam surgindo sinais positivos”, disse a Capital Economics, em nota a clientes. “As construções iniciadas continuaram diminuindo e estão agora nos níveis mais baixos desde 2005”, acrescentou a consultoria britânica. Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul hoje, com a ajuda de ações de petrolíferas e de mineradoras. O S&P/ASX 200 avançou 0,30% em Sydney, a 7.077,60 pontos.
*Com informações da Dow Jones Newswires