A semana vai chega ao fim com os investidores mais positivos em relação aos ativos de risco, embora as expectativas pelo payroll de setembro, que deve contribuir com a direção dos juros americanos, limitem uma euforia maior.
Leia também
O Comitê da Basileia, fórum internacional para supervisão bancária, apontou os riscos das taxas de juros mais elevadas nas principais economias, como a diminuição dos créditos, em prol de uma política monetária menos restritiva mundo afora.
As bolsas europeias e os índices futuros em Nova York subindo levemente, enquanto o dólar está perto da estabilidade, os contratos futuros do petróleo sobem e os preços futuros do minério de ferro registraram perdas de 0,33% na madrugada em Cingapura, cotados a US$ 114,75 por tonelada.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O clima para a abertura tende a ser positivo por aqui também, ainda que a leitura do payroll exerça um papel importante para a sustentação deste cenário. Alguns dados de inflação e atividade estão previstos, assim como a agenda de alguns membros do Governo, mas ao que tudo indica será o cenário internacional que definirá o rumo dos nossos negócios hoje.
Agenda econômica
Brasil: Os dados de setembro do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) mostraram alta de 0,45%, acelerando em relação ao avanço de0,05% em agosto e superando a expectativa de 0,26%.
Ainda hoje serão conhecidos os dados de captação da poupança (9h) e de a produção de veículos da Anfavea (10h). O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reúne-se com dirigentes de instituições financeiras, por videoconferência, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reuniões em São Paulo com executivos da Abrasca e Omega Energia.
USA: O payroll de setembro será publicado ainda antes da abertura dos negócios à vista (9h30), sendo que a previsãode mercado é de que devam ter sido criadas 175 mil vagas no mês passado, abaixo do resultado de agosto, de 187 mil. Posteriormente serão conhecidos os dados de crédito ao consumidor em agosto (16h). Na agenda de eventos, o diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) Christopher Waller discursa (13h).
Europa: O indicador de encomendas à indústria na Alemanha mostrou salto mensal de 3,9% em agosto, bem maior do se esperava
Publicidade
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.