As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta segunda-feira (9), em meio a tensões geopolíticas deflagradas por ataques do grupo militante palestino Hamas em Israel no fim de semana e a retomada dos mercados chineses após o feriado da Semana Dourada.
Leia também
Na China continental, os negócios com ações voltaram de mais uma semana de feriado levemente pressionados. O índice Xangai Composto caiu 0,44%, a 3.096,92 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto teve ligeira baixa de 0.09%, a 1.908,64, pontos.
Pesaram no sentimento dados de turismo mais fracos do que o esperado do feriado da Semana Dourada e o conflito no Oriente Médio, que levou as cotações do petróleo a saltar mais de 4% no fim da noite de domingo (8).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Distúrbios ou escaladas na região (do Oriente Médio) podem ter implicações de longo alcance para os mercados de energia, cadeias de abastecimento globais e dinâmicas geopolíticas”, disse Stephen Innes, da SPI Asset Management, em nota a clientes.
Já em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 0,18%, a 17.517,40 pontos, após uma sessão reduzida pela metade devido a um alerta de tufão temporário.
Em outras partes da Ásia, as bolsas do Japão, da Coreia do Sul e de Taiwan não operaram nesta segunda devido a feriados locais. Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul pelo terceiro pregão seguido, em parte ajudada por ações de petrolíferas. O S&P/ASX 200 subiu 0,23% em Sydney, a 6.970,20 pontos.