Após as altas recentes estimuladas por dados econômicos positivos nos Estados Unidos, as bolsas norte-americanas encontram dificuldade em manter a pressão compradora e operavam próximo da estabilidade por volta das 13h17. Os destaques positivos por lá são as ações da Tesla, que puxaram o Índice NASDAQ para o campo positivo após noticias de produção de carros elétricos na Alemanha.
Leia também
Na Europa, entretanto, as bolsas tiveram dificuldade em firmar direção única, sob preocupações com a recuperação econômica local, após leitura final confirmar contração nos PMIs de serviços da Alemanha e da zona do euro em outubro, encerrando a sessão majoritariamente no campo negativo.
Na Ásia, o mercado acionário registrou ganhos robustos, na esteira dos fortes ganhos semanais de Nova York – sob expectativa por fim do aperto monetário após payroll mais fraco que o esperado – e em meio a novas medidas da China para apoiar o setor imobiliário. Hoje, o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) afirmou que continuará reformas profundas nas taxas de juros e outras ferramentas de política monetária, conforme práticas de mercado, incluindo a ampliação da independência na taxação de hipotecas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No cenário local, o Ibovespa se mostra resiliente e defendendo a região dos 118.000 pts. Internamente, os investidores estão à espera de sinais sobre o ambiente fiscal. Hoje o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que Fernando Haddad deve continuar perseguindo o déficit zero nas contas públicas no ano que vem.
Na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que cortou a Selic em 0,50 ponto porcentual, para 12,25% ao ano na semana passada, há expectativa se o Banco Central fará uma avaliação mais firme em relação ao fiscal, dado o crescimento do debate sobre a meta. Neste cenário, também fica no radar o IPCA de outubro, que sairá na sexta-feira.
Ao passo que acompanhamos o Ibovespa resiliente, observamos o mercado de Juros e Cambio apresentando leve recuperação ante as quedas das últimas sessões.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade