O Grupo Soma encerrou o terceiro trimestre de 2023 com lucro líquido de R$ 98,8 milhões, o que representa uma queda de 3,2% em relação com igual período de 2022. O lucro líquido ajustado, por sua vez, somou R$ 96,1 milhões, montante 6,7% menor que o apurado um ano antes.
Leia também
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) totalizou R$ 204,3 milhões entre julho e setembro deste ano, recuo de 2,9% ante igual intervalo de 2022. Já o Ebitda ajustado ficou em R$ 213 milhões, 0,5% menor que o do terceiro trimestre do ano passado. A margem Ebitda ajustada caiu 1 ponto porcentual, para 15,6%.
A receita líquida totalizou R$ 1,364 bilhão, alta de 5,8% com relação ao resultado apurado no terceiro trimestre de 2022.O resultado financeiro da companhia no trimestre foi negativo em R$ 39,8 milhões, ante um resultado também negativo de R$ 49 milhões em igual período de 2022.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Nesses períodos de desaceleração, adotamos uma abordagem cautelosa respeitando o estágio de crescimento sustentável de cada marca, além de mantermos um cuidado especial com a nossa geração de caixa e com o correto dimensionamento dos estoques”, afirma o Grupo Soma, no release de resultados.
No terceiro trimestre, a base ativa ex-Hering cresceu 4,6% ante um ano e atingiu 1,7 milhão de clientes. “Esta expansão é explicada principalmente pelo aumento da base ativa do canal digital, que cresceu 10,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior”, afirma.
A base ativa da Hering cresceu 2,5% em relação ao terceiro trimestre de 2022 o que, combinada ao Grupo Soma, totaliza 5,5 milhões de clientes. Os investimentos de janeiro a setembro totalizaram R$ 177,0 milhões, com destaque para os investimentos em tecnologia e abertura e reforma de lojas.