A última sessão da semana é marcada por leve queda nas bolsas americanas, em dia de agenda esvaziada por lá e com investidores monitorando falas de alguns banqueiros centrais, que ainda mostraram preocupações com o nível de inflação.
Apesar disso, as bolsas por lá caminham para fechar a semana em alta, com o mercado parecendo consolidar as expectativas de que o aperto monetário cessou.
Já na Europa, as bolsas encerraram em alta, apoiadas por dados locais que deixaram em segundo plano falas dos dirigentes do Banco Central sobre juros mais altos por mais tempo. No campo das commodities o petróleo subia quase 2%, compensando parcialmente as perdas de ontem.
Já no Brasil, o destaque da agenda foi o IBC-Br, que mostrou mais um sinal de que a economia brasileira está desacelerando e de que o Banco Central deve seguir cortando juros. Entretanto, a alta do petróleo é o que segura a bolsa no campo positivo, com as ações da Petrobras subindo cerca de 3% entre as maiores altas do dia.
Perto das 13h45, o Ibovespa subia 0,19% aos 124.873 pontos. O dólar ante o real também opera em alta, com ganhos de 0,62% cotado aos R$4,90.
Leia também
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.