O Ibovespa reduz o movimento de queda visto na abertura do pregão, caindo 0,45% aos 126.010,48 pontos às 13h10 desta sexta-feira (24). A falta de participação do investidor internacional e foco em Brasília são os principais direcionadores do dia.
A liquidez dos negócios tanto no Brasil quanto no exterior é limitada, considerando que os horários de negociação foram reduzidos nos Estados Unidos nesta Black Friday.
Já o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos ficou estável em 50,7 em novembro, indicando que a economia ainda está no campo de expansão.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Parte do desconforto dos investidores se dá pela decisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter vetado integralmente a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos na quinta-feira (23).
Contudo, a decisão do governo em barrar essa política gera desconforto em algumas ações de empresas envolvidas na proposta na B3. “Os mercados digerem toda a pressão da pauta fiscal no Brasil. Talvez a história em relação ao veto à desoneração da folha de pagamento não tenha se encerrado com essa decisão, sabemos que tem bastante pressão dos setores em relação a essa matéria”, diz a economista-chefe da Veedha Investimentos, Camila Abdelmalack, ao Broadcast.
O mercado também digere o Plano Estratégico 2024-2028 da Petrobras (PETR3; PETR4) , que projeta investimentos de US$ 102 bilhões – quase 31% acima do anterior – divulgado também na quinta-feira. Os papéis da companhia subiam 0,74% e 0,85%, respectivamente.