O Ibovespa opera em alta de 0,13%, aos 127.066,86 pontos na abertura do pregão desta quarta-feira (06). Os principais direcionadores do índice são o bom humor internacional à espera do payroll dos EUA e pautas econômicas na Câmara dos deputados.
O payroll, os dados do mercado de trabalho americano, é o principal indicador esperado nesta semana, que será divulgado na sexta-feira (08). Os mercados internacionais ficam ansiosos pelo dado, depois do registro de uma queda na abertura de postos de trabalho no país em outubro, apontada pelo relatório Jolts ontem.
Os investidores ficam à espera do payroll porque, caso haja uma queda na criação de postos de trabalho nos EUA, haverá mais expectativas pelo corte de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No Brasil, todos os olhos se voltam ao Legislativo nesta semana. Líderes de partidos da base do governo se reuniram ontem e decidiram apresentar o relatório da medida provisória que trata sobre a subvenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) hoje na comissão mista do Congresso e votá-lo amanhã.
Para tentar avançar com algum nível de mudança no instrumento do Juros Sobre Capital Próprio (JCP) ainda em 2023, incluído na MP da subvenção, o Ministério da Fazenda aceitou retirar da proposta a limitação da dedução a 50% do lucro tributável e o aumento de 15% para 20% na cobrança de Imposto de Renda sobre dividendos recebidos pelos acionistas.