A potencial privatização da Sabesp (SBSP3) não deve afetar os ratings da empresa, pois eles não são limitados pelo perfil de crédito do atual controlador, o governo do Estado de São Paulo, avalia Fitch Rating.
Leia também
A agência de risco classifica os issuer default ratings (IDR) em moeda local e estrangeira da Sabesp em ‘BB+’ e o rating nacional de longo prazo em ‘AAA(bra)’. Os IDRs em moeda local e estrangeira do controlador são ‘BB’ e o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’. A perspectiva de todos é estável.
A Fitch apontou ainda que as avaliações futuras do rating da Sabesp, após uma possível privatização, levarão em conta: as potenciais melhorias na rentabilidade; o ambiente operacional da empresa; a injeção de capital proveniente da privatização, se houver; e o novo calendário de investimentos, provavelmente mais curto, para a universalização do fornecimento de serviços de água e esgoto.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No relatório, a agência destaca que a privatização “deverá proporcionar maior flexibilidade na gestão e otimizar despesas e execução de investimentos” da Sabesp. Para a Fitch, esse movimento pode beneficiar a lucratividade da empresa, que tem margem do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) inferior à de grupos privados do setor de saneamento básico brasileiro.
“A Sabesp possui liquidez robusta e seu amplo acesso a fontes de financiamento pode se beneficiar de menor risco político com a privatização”, aponta o relatório.
Conforme a agência, os indicadores de crédito da companhia são sólidos e há algum espaço para aumento de alavancagem em caso de aceleração de Capex (capital expenditure, em inglês, que designa o montante de dinheiro despendido na aquisição de bens de capital de uma determinada empresa), sem afetar o rating da companhia. As projeções da Fitch, sem considerar as mudanças acionárias, apontam para dívida líquida/Ebitda limitada a 2,0x nos próximos anos, abaixo da sensibilidade de rebaixamento do rating de 3,0x para esse índice.