Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Ásia: investidor surfa na onda de otimismo com juros globais; mercados chineses destoam

Na Austrália, a semana na bolsa foi a mais forte desde julho liderada por papéis de commodities e financeiros

Bolsas da Ásia: investidor surfa na onda de otimismo com juros globais; mercados chineses destoam
Foto: Reuters/Aly Song

Os mercados acionários da Ásia não tiveram direção única nesta sexta-feira (15). Entre os principais, Xangai exibiu perdas, mas Tóquio e várias outras subiram, ainda apoiadas pela perspectiva de relaxamento monetário por bancos centrais globais. Indicadores da economia chinesa foram avaliados pelos investidores, com a produção industrial acima da expectativa, mas frustração diante das vendas no varejo.

A Bolsa de Xangai fechou em queda de 0,56%, em 2.942,56 pontos, ao reverter ganhos vistos em parte do pregão mais para o fim do dia pela segunda vez seguida. A Bolsa de Shenzhen, de menor abrangência, caiu 0,39%, a 1.912,50 pontos.

A produção industrial da China cresceu 6,6% em novembro, na comparação anual, acima da previsão de alta de 5,4% dos analistas ouvidos pela FactSet. Já as vendas no varejo tiveram avanço de 10,1% na mesma comparação, quando se esperava alta de 12,5%. As vendas de moradias novas recuaram em ritmo mais forte entre janeiro e novembro na comparação com igual intervalo de 2022, em meio a dificuldades recentes no setor.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre ações em foco, o setor farmacêutico liderou as perdas, com Jiangsu Hengrui em queda de 2,3% e WuXi AppTec, de 1,65%. Já o setor imobiliário liderou ganhos, após Pequim e Xangai relaxarem restrições a compras de residências. Poly Developments & Holdings Group subiu 2,5% e Greenland Holdings, 1,3%.

Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei registrou ganho de 0,87%, a 32.970,55 pontos. O mercado japonês foi apoiado pela expectativa de que os bancos centrais pelo mundo relaxem a política monetária em 2024. Fabricantes de microchips se destacaram, e as exportadoras foram ajudadas pelas perdas do iene. Shin-Etsu Chemical subiu 5,5%, Advantest avançou 3,85% e Mitsui O.S.K., 7,1%. Por outro lado, Seven & I recuou 3.6%, SMFG caiu 3,2% e Otsuka, 3,5%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 2,38%, a 16.792,19 pontos. Papéis de tecnologia e do setor imobiliário estiveram entre os destaques, com otimismo sobre relaxamento monetário global adiante. Entre ações em foco, Longfor Group Holdings avançou 6,3% e China Resources Land, 5,85%.

Em Taiwan, o índice Taiex avançou 0,12%, para 17.673,87 pontos.

Publicidade

Na Bolsa de Seul, o índice Kospi avançou 0,76%, a 2.563,56 pontos. A praça sul-coreana registrou a sétima semana seguida de ganhos, com avanço em ações ligadas à energia renovável e ao setor de construção.

Na Oceania, em Sydney o S&P/ASX 200 fechou em alta de 0,88%, em 7.442,70 pontos. A semana na bolsa australiana foi a mais forte desde julho e papéis ligados a commodities e ao setor financeiro puxaram o índice para o sexto ganho diário seguido nesta sexta-feira.

* Com informações da Dow Jones Newswires

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>