A partir do primeiro mês de 2024, a divergência de dados nos Cadastros de Pessoas Físicas (CPF) no Cadastro Único (CadÚnico) levará ao bloqueio do benefício do Bolsa Família.
Leia também
Esta ação é resultante da Instrução Normativa SENARC/MDS número 33, divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome na última semana.
A medida procura lidar com pendências nos CPF de indivíduos inscritos no CadÚnico. De acordo com as novas diretrizes, se o beneficiário não ter a situação resolvida em até seis meses, ele terá o benefício da Bolsa Família cancelado.
Publicidade
Mas, afinal, como posso saber se o meu CPF está apto?
De acordo com esta matéria do E-investidor, para realizar a verificação do seu CPF, você deve acessar o site oficial da Receita Federal do Brasil, procurar pela opção de “consulta de situação cadastral do CPF” e preencha os campos necessários. Após o preenchimento das informações, clique em “Consultar”.
Caso o CPF a situação seja indicada como “Regular”, significa que não há pendências. Mas, se o sistema informará o status, “Pendente de Regularização”, “Suspenso” ou outra designação, significa que você pode ter seus benefícios bloqueados ou cancelados.
Caso o CPF apresente pendências, o site geralmente fornece orientações sobre como proceder para regularizar a situação. Em situações mais complexas, pode ser necessário entrar em contato com a Receita Federal por meio dos canais disponíveis ou comparecer pessoalmente a uma unidade de atendimento para obter assistência.
Publicidade
Colaborou: Renata Duque.