O que este conteúdo fez por você?
- A Ágora concluiu o Challenge Ágora Academy 2023, desafio voltado para estudantes universitários
- Ao longo da iniciativa, os participantes formaram grupos de quatro pessoas e foram inseridos em uma jornada “gameficada” que simulava o ambiente de uma gestora de investimentos
- Tudo isso por meio da plataforma Game Based, criada pelos professores Carlos Furlanetti e Thiago Goularte, da FIA Business School
A Ágora concluiu o Challenge Ágora Academy 2023, desafio de gestão de investimentos voltado para estudantes universitários.
Leia também
Ao todo, foram aprovados para o programa 600 participantes de 32 universidades públicas e privadas, de 22 estados do Brasil e uma do exterior — a Universidade de Lisboa, localizada em Portugal.
Ao longo da iniciativa, os estudantes formaram grupos de quatro pessoas e foram inseridos em uma jornada “gameficada” que simulava o ambiente de uma gestora de investimentos. Os jovens precisaram aplicar suas estratégias com os ativos financeiros, enquanto acessavam os conteúdos didáticos disponíveis na plataforma educacional da Ágora, a Ágora Academy.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No site, os participantes receberam aulas exclusivas com CEOS e diretores da Bradesco Asset Management, Ágora Investimentos, Livelo, B3, além de vivenciarem mentorias sobre educação financeira, macroeconomia, renda fixa, renda variável e derivativos, contando ainda com lives para tirar dúvidas.
O desafio criou um método que envolveu simulações de diversos cenários econômicos fictícios, para permitir que os participantes vivenciassem momentos tanto de euforia quanto de crises.
Tudo isso por meio da plataforma Game Based, criada pelos professores Carlos Furlanetti e Thiago Goularte, da FIA Business School. O programa ofereceu simulações que exploraram conceitos financeiros, elaboração das estratégias e alocação de recursos em diversos tipos de mercado de investimento.
Para os participantes, a experiência “gameficada” ajudou a aprimorar habilidades cognitivas e pensamento estratégico para a resolução de problemas. “A velocidade de resposta a cada rodada, a facilidade de manuseio e o belo design contribuíram para o andamento do Challenge. Nunca havia visto ou participado de uma dinâmica parecida”, conta Gabriel Oliveira de Souza Lopes, estudante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que participou do desafio.
Publicidade
Outro integrante do programa, Gabriel Scomação Martins, estudante de engenharia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), enxerga a experiência como uma forma de aprendizado estimulante. “O ambiente de competição saudável entre as equipes é desafiador e simula a vida real, onde conhecimento é poder em um mercado altamente competitivo”, afirma.
Premiação
Os finalistas do programa, que montaram a carteira com a maior rentabilidade, foram premiados com uma imersão nas empresas parceiras do Challenge e tiveram acesso exclusivo aos executivos e CEOs da Livelo, Ágora, Bradesco Asset e B3.
Além disso, puderam apresentar suas teses de investimentos para uma banca avaliadora composta pelos gestores e executivos das instituições. Foram distribuídos ainda 2 milhões de pontos Livelo, oportunidades em candidaturas de estágios, kit de brindes do Grupo Bradesco e certificados de desempenho.