Publicidade

Educação Financeira

Corretoras querem educar e premiar para atrair nova geração de investidores

A Ágora Investimentos está com inscrições abertas para o programa Challenge Ágora Academy voltada para a geração Z

Corretoras querem educar e premiar para atrair nova geração de investidores
As corretoras de investimentos lançam programas para atrair os jovens para a bolsa de valores (Foto: Envato Elements)
  • O programa consiste em um desafio que os universitários de qualquer curso de graduação vão ter gerir uma carteira de investimento
  • A iniciativa busca reduzir a distância entre a bolsa de valores e os jovens da geração Z
  • Segundo dados da B3, a presença de investidores da geração Z corresponde a 21% dos investidores pessoa física na bolsa de valores

As corretoras de investimentos estão de “olho” em um público de investidores que conquista a cada ano mais espaço na Bolsa: os jovens da geração Z (nascidos entre 1997 e 2010). Por meio de programas de educação financeira e de formação profissional, as empresas buscam reduzir a distância que separa o mercado financeiro e esse público.

A iniciativa mais recente é o da Ágora Investimentos que está com inscrições abertas até o dia 22 de outubro para o programa Challenge Ágora Academy. O projeto trata-se de uma competição de estudantes universitários que farão a gestão de uma carteira de investimento durante dois meses.

Os participantes irão formar grupos de quatro pessoas e vão ser inseridos em uma jornada “gameficada” que vai simular o ambiente de uma gestora de investimentos. O desafio é que os estudantes gerencie uma carteira de investimento e tome decisões para alocar os recursos. Ganha o grupo responsável por montar uma carteira com a maior rentabilidade.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A proposta do challenge é estimular o conhecimento sobre o mercado financeiro e apresentar aos jovens da geração Z os principais ativos negociados no mercado, como ações, derivativos, fundos de investimento entre outras aplicações.

“O programa contempla todo o processo de onboarding, preparação e acompanhamento das equipes que estarão à frente do desafio de construir um portfólio de investimentos vencedor”, diz Luis Cláudio de Freitas Coelho Pereira, diretor-geral da Ágora Investimentos.

O programa, que acontece por meio da Ágora Academy, plataforma de educação da Ágora Investimentos, e da Bradesco Asset, conta com o apoio da B3. Podem participar qualquer estudante universitário de qualquer curso de graduação e restrita para maiores de 18 anos. Os ganhadores da jornada vão ser premiados com até 1 milhão de pontos Livelo.

No entanto, essa não é a única iniciativa recente do mercado. No início de outubro, a Genial Investimentos realizou as inscrições para o programa gratuito de formação para o mercado financeiro, denominado como “Desafio Genial”. O projeto também é voltado para a Geração Z e oferece aos estudantes interessados em conhecer o mercado financeiro um cronograma de aulas durante cinco semanas.

Ao longo do curso, os participantes aprendem conceitos sobre macroeconomia, renda fixa, fundos de investimentos, ações, BDRs entre outros ativos de renda variável. Os três melhores desempenhos serão premiados com uma vaga garantida para o estágio Summer da Genial, além de contar com premiações em dinheiro de R$ 7 mil, R$ 4 mil e R$ 2 mil, respectivamente.

Publicidade

As inscrições para o primeiro lançamento do programa da Genial já encerraram, mas valer ficar atento para os prazos da próxima edição. Segundo a corretora, a ideia é que a iniciativa ocorra pelo menos uma vez por ano. Até o momento, não há previsão da segunda edição, mas a expectativa é que ocorra ao longo de 2024.

Para a B3, os programas das duas corretoras, assim como as outras iniciativas de educação financeira, ajudam no amadurecimento do mercado financeiro. Isso porque, ao terem conhecimento sobre a dinâmica da Bolsa de valores e o funcionamento dos produtos, os novos investidores têm condições melhores para tomar decisões mais conscientes.

“Ao se sentir mais seguros antes de começar a investir, os novos investidores lidam melhor com as oscilações de mercado, diversificam mais e constroem hábitos financeiros mais saudáveis”, diz Christianne Bariquelli, superintendente de educação da B3.

Segundo dados da B3, a presença de investidores de zero a 25 anos, faixa etária da geração Z, chega a 703,9 mil pessoas, até o momento.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos