O bitcoin é a maior criptomoeda em valor de mercado (Foto: Envato Elements)
Os investidores iniciaram a quarta-feira (10) na expectativa pela decisão da Securities and Exchange Commission (SEC) – órgão dos Estados Unidos equivalente à Comissão de Valores Mobiliários brasileira – sobre os pedidos de lançamentos dos ETFs de bitcoin à vista.
Com o fim do prazo de análise, o órgão regulador aprovou nesta noite onze solicitações de gestoras. Após o parecer favorável, a expectativa é de que a maior criptomoeda em valor de mercado alcance cotações ainda mais elevadas com as negociações dos fundos.
O BTC opera no patamar acima dos US$ 40 mil desde dezembro do ano passado. Com os pedidos de ETFs aprovados pela SEC, a tendência é que a criptomoeda alcance cotações ainda maiores nos próximos meses diante da relevância que o BTC irá conquistar no mercado, especialmente, entre os investidores institucionais. “A aprovação será muito importante para o aumento da adoção do bitcoin como investimento”, explica Ayron Ferreira, analista de Research independente.
No entanto, a euforia não retira a responsabilidade do investidor em ter cautela antes de se posicionar em bitcoin devido às volatilidades que o mercado deve enfrentar após a decisão. “O longo prazo segue promissor para o bitcoin e o investidor que estiver se posicionado aos poucos tende a ser recompensado em um prazo maior, pois os fundamentos do ativo seguem excelentes”, avalia Ferreira.
André Franco, head de research do Mercado Bitcoin, também traz o mesmo alerta e avalia que o fluxo positivo, previsto pelo mercado com a aprovação, deve ocorrer a partir das primeiras negociações dos ETFs. E mesmo se os instrumentos não tivessem recebido o aval da SEC, a recomendação ainda permaneceria de compra diante da melhora dos fundamentos do ativo. “O ETF é um pilar interessante desse bull market (alta da bolsa), mas não é o único”, ressalta Franco.
Até o momento, onze requisições foram aprovadas pelo órgão regulador do mercado de capitais americano. Desse total, o registro mais importante e aguardado pelo mercado era o ETF da BlackRock, maior gestora de ativos e de investimentos do mundo, feito em junho de 2023. Os ETFs aprovados pela SEC foram: