O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 já começou em alguns estados do Brasil. Em muitos deles, a data de vencimento da cota única ou da primeira parcela já passou ou está próxima. Por isso, é importante entender como é possível realizar o pagamento do imposto e conhecer seus descontos.
Leia também
No caso de São Paulo, automóveis podem pagar o imposto em cota única no mês de janeiro com desconto de 3%, pagar integralmente em fevereiro sem desconto ou parcelar o tributo em até cinco vezes, de acordo com o final da placa do veículo. Você pode conferir o calendário completo nesta matéria.
Na hora de quitar o valor, os contribuintes podem realizar o pagamento com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-SP). Vale ressaltar que é necessário consultar a condição oferecida no website de cada empresa cadastrada e que esse serviço – diferentemente do pagamento em bancos ou lotéricas – possui taxa e juros cobrados pela empresa do cartão.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já no Rio de Janeiro, os proprietários que optarem por pagar o IPVA à vista também terão direito a um desconto de 3%, mas o tributo só pode ser parcelado em três vezes, com vencimento a depender do final da placa de cada automóvel. Contudo, o valor não pode quitado por cartão de crédito. De acordo com a Sefaz-RJ, o imposto deve ser pago por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD), que pode ser emitida pelo contribuinte no Portal do IPVA da Fazenda ou no site do banco Bradesco e, assim, o pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária.
Em Minas Gerais, os descontos e parcelamentos são os mesmos do Rio, mudando apenas o calendário da contribuição. É possível pagar via Documento de Arrecadação Estadual (DAE) ou Pix, mas a opção de cartão de crédito não está disponível. A quitação pode ser feita, também, diretamente nos caixas ou no autoatendimento dos bancos credenciados, bastando informar o número do Renavam do veículo.