O novo serviço de remessas que o Nubank (ROXO34) começou a oferecer no México concorrerá com iniciativas similares de grandes varejistas locais, afirma o BTG Pactual (BPAC11). Segundo o banco, as redes Walmex (Walmart México) e Oxxo e o Mercado Livre (MELI34) oferecem produtos similares há algum tempo, e enfrentam desafios ligados à verificação de identidade dos usuários.
Leia também
Na última quarta-feira (10), o Nubank anunciou que os clientes do Nu México poderão receber dinheiro enviado a eles dos Estados Unidos através do WhatsApp. Em um produto estruturado com a Felix Pago, os clientes geram um link através do app da fintech e enviam a pessoa que fará a transferência.
“De acordo com nosso analista de varejo para o México, Alvaro Garcia, o Mercado Pago [fintech do Mercado Livre] tem oferecido estes serviços desde 2022 e tem mantido um relacionamento similar com a Felix Pago para pagamentos via WhatsApp desde junho de 2023″, afirma o analista Eduardo Rosman, em relatório enviado a clientes.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O serviço do Mercado Pago, afirma, permite o envio e o recebimento de remessas através de outros agentes, como a Western Union e a Ria.
Em empresas de varejo com presença física, também há serviços similares. O Walmart2Walmart, da Walmex, usa a plataforma da Moneygram. Já a rede Oxxo, que no México é controlada pela Femsa, utiliza os serviços da “maioria dos grandes agentes de pagamento”, afirma o BTG.
O serviço da Oxxo processa cerca de 2% a 3% das remessas no México, segundo Rosman, enquanto o do Mercado Pago é menor, mas tem crescido mais rápido. “De acordo com Alvaro, o maior problema que ele vê para as companhias que tentam ampliar sua presença em remessas é lidar com os protocolos de validação de identidade.”
Expansão
O BTG afirma que para o Nu México, o novo serviço vem em um momento de busca pelo fortalecimento da presença da fintech no País. Embora seja a segunda maior operação do Nubank, o México ainda está distante dos números do Brasil, em que o banco digital tem mais de 85 milhões de clientes e uma base considerável de contas digitais e cartões de crédito ativos.
Rosman menciona fala da cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira, que afirmou que o México é o segundo país que mais recebe recursos de fora. Ainda de acordo com ela, o Nubank está presente em 90% das municipalidades do país.
Publicidade