O Ibovespa aprofunda o movimento de queda visto pela manhã nesta terça-feira (16), cedendo 0,80% aos 130.470,19 às 11h50. O índice é puxado para baixo pelo desempenho das bolsas estadunidenses, que estão voltando de feriado na segunda-feira (15).
O Nasdaq Composite opera em queda de 0,62%, enquanto o S&P 500 cedia 0,38% e a Dow Jones se desvalorizava 0,40%. Na Europa, o Stoxx 600, principal índice acionário do continente, registrava queda de 0,44%.
O mau humor no continente europeu é puxado pelos dados do índice de preços ao consumidor (CPI) da Alemanha, que vieram em linha com o esperado, e a desaceleração do salário semanal médio no Reino Unido. Ambos os números indicam que a perspectiva de iminente queda de juros talvez esteja com um otimismo exacerbado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No cenário doméstico, o foco irá para as negociações em torno da reoneração da folha de pagamento. Na noite de segunda-feira (15), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negociaram uma transição para o fim da desoneração da folha de pagamentos que dê tempo de adaptação aos 17 setores atendidos pelo programa, mas ainda sem definições.