O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 já está recebendo pagamentos pelos proprietários de veículos de alguns Estados do Brasil. A contribuição pode ser realizada em cota única, que em muitos Estados oferece desconto, ou também em parcelas, definidas pelas Secretarias Estaduais da Fazenda (Sefaz).
Leia também
Contudo, antes de pagar o tributo, os contribuintes devem estar alertas em relação ao golpe comumente aplicado durante a época de pagamentos. Nesta matéria do Jornal do Carro, é possível compreender como funciona a fraude.
Basicamente, os golpistas enviam boletos falsos para pagamento do imposto, que podem chegar via Correios à casa do contribuinte ou até mesmo por e-mail e aplicativos de mensagem.
Canais oficiais
O contribuinte pode buscar o valor do imposto, com a data de vencimento e as formas de pagamento de maneira online. A página do IPVA da Sefaz local e a rede bancária credenciada são os canais oficiais.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A consulta também pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do RENAVAM do veículo.
É importante esclarecer que os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) não são responsáveis pelo recolhimento do IPVA. Além disso, avisos de vencimento que o contribuinte receber em casa jamais terão qualquer espécie de código de barras ou QR Code para a realização de pagamento.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria da Fazenda local, pelo telefone fixo ou por meio do “Fale Conosco” disponível no respectivo site.