O Ibovespa opera em queda pelo terceiro pregão seguido nesta quinta-feira (18), em contraste à maioria dos índices acionários norte-americanos. Às 13h52, principal referência da B3 recua 0,75%, aos 127.559,73 pontos, após oscilar entre máxima a 129.046,63 pontos e mínima a 127.444,55 pontos.
Leia também
Investidores monitoram, nos Estados Unidos, a divulgação do número de pedidos de auxílio-desemprego no país, que caiu 16 mil na última semana, a 187 mil, ficando abaixo do consenso de 205 mil solicitações, esperado por analistas consultados pela FactSet. Nesta tarde, Dow Jones recua 0,21%, enquanto Nasdaq e S&P 500 têm ganhos de 0,90% e 0,26%, respectivamente.
Já na Bolsa brasileira, o dia é negativo para ações de grandes bancos, que possuem peso notável para a composição da carteira do Ibovespa. Itaú (ITUB4) cede 0,52%, enquanto os papéis ordinários do Bradesco (BBDC3) recuam 1,77% e os preferenciais (BBDC4) perdem 1,65%. Banco do Brasil (BBAS3) também opera no vermelho, em desvalorização de 1,11%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quem lidera as baixas do Ibovespa, no entanto, são as ações da Energisa (ENGI11), em meio a rumores de que a empresa prepara uma nova oferta de ações, de cerca de R$ 2 bilhões, que pode ser lançada ainda nesta quinta, conforme reportagem do jornal Valor Econômico. A companhia, no entanto, ainda não enviou comunicado ao mercado sobre o tema.
Na outra ponta, as ações da PetroReconcavo (RECV3) e da 3R Petroleum (RRRP3) lideram os ganhos do Ibovespa, em forte alta. O movimento ocorre após a proposta da Maha Energy (MAHA-A) em realizar uma fusão entre apenas os ativos onshore (em terra) da 3R com os da PetroRecôncavo. Veja nesta reportagem a opinião de analistas sobre a possível operação.
Na quarta-feira (17), a principal referência da B3 encerrou a sessão em queda de 0,60%, aos 128.523,83 pontos, com petrolíferas em destaque negativo.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.