O Tesouro Nacional deverá lançar este ano uma Letra do Tesouro Nacional (LTN) – título público prefixado de renda fixa – com prazo de vencimento de 72 meses.
Leia também
A informação foi divulgada nesta terça-feira (30), durante coletiva sobre o Relatório Mensal da Dívida (RMD) referente a dezembro de 2023 e o Plano Anual de Financiamento (PAF) referente a 2024.
Segundo Rogério Ceron, secretário do Tesouro, há apetite por títulos prefixados um pouco mais longos. Ele também anunciou que o Tesouro Nacional voltará a publicar um cronograma de leilões anualmente, com o objetivo de trazer mais previsibilidade.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O PAF de 2024 avalia que o ambiente internacional ainda é desafiador, marcado por tensões geopolíticas e crescimento econômico menor nas economias mais avançadas. Contudo, o Tesouro entende que o cenário doméstico tem projeções mais otimistas em relação à melhora fiscal do País, de modo a propiciar condições para um crescimento econômico mais sustentável.
Entre os avanços alcançados em 2023, o Tesouro destaca a melhora na nota de crédito soberano do Brasil por agências de classificação de risco.
O documento do PAF cita ainda a primeira emissão externa de título sustentável pelo Brasil no ano passado.
“Após essa emissão inaugural, a expectativa é que o Tesouro Nacional mantenha presença regular no mercado internacional para títulos temáticos, visando principalmente o desenvolvimento da curva de juros soberana, que sirva de referência para o Tesouro e para o setor corporativo brasileiro”, diz o PAF.
Publicidade
*Com Estadão Conteúdo