O Ibovespa hoje abriu em alta de 0,16%, aos 129.090,68 pontos. O avanço do principal índice da B3 nesta quinta-feira (7) ocorre com atenções voltadas para indicadores da inflação nacional, que podem indicar rumo dos futuros cortes de juros no País, e à espera da decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), prevista para esta manhã.
Leia também
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços (IGP-DI) registrou queda de 0,41% em fevereiro, após uma redução de 0,27% em janeiro. A queda do IGP-DI foi mais intensa do que apontava a mediana das previsões colhidas pelo Projeções Broadcast, de 0,37%. Em 12 meses, houve recuo acumulado de 4,04%.
A FGV também divulgou os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o atacado, teve redução de 0,76% em fevereiro, ante uma queda de 0,59% em janeiro. O IPC-DI, que apura a evolução de preços no varejo, subiu 0,55% em fevereiro, após aumento de 0,61% em janeiro. Já o INCC-DI, que mensura o impacto de preços na construção, teve elevação de 0,13% em fevereiro, depois da alta de 0,27% em janeiro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina cresceu 3,7 pontos na passagem do quarto trimestre de 2023 para o primeiro trimestre deste ano, para o patamar de 105,7 pontos, maior valor desde 2013 para o período. No Brasil, a alta do ICE foi influenciada pela melhora das expectativas em relação aos próximos meses. O ICE brasileiro cresceu 14,6 pontos no primeiro trimestre de 2024.
No exterior, mais cedo, o contrato mais negociado do minério de ferro no mercado futuro da Dalian Commodity Exchange, na China, para maio de 2024, fechou em alta de 1,83%, cotado a 890 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 123,64.
As expectativas, agora, ficam todas com a divulgação da decisão de política monetária na Europa, que será definida pelo BCE e tornada pública às 10h15 desta manhã. Em seguida, a presidente da instituição, Christine Lagarde, concede entrevista coletiva e será acompanhada de perto por analistas e investidores.
*Com informações do Broadcast
Publicidade