Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para abril encerrou o pregão com queda de 1,06%, aos US$ 2.166,10 a onça-troy.
“O metal enfraqueceu após um relatório do CPI mais forte do que o esperado, mas a fraqueza provavelmente será de curta duração. Na verdade, a tendência ainda é bastante forte”, comentou o analista Fawad Razaqzada, do City Index.
O especialista disse que a desvalorização de hoje não é necessariamente um sinal de que o preço do metal já chegou ao pico. “Na verdade, muitos investidores que perderam a oportunidade de comprar ouro quando ele começou a subir no mês passado, estarão à espera para aproveitar as quedas de curto prazo. Portanto, mais ganhos poderão estar a caminho em breve”, disse.
A alta dos juros dos Treasuries tende a ser um driver baixista para o ouro, porque o metal compete com os títulos americanos entre ativos de segurança. Já a força do dólar torna a commodity mais cara para operadores de outras divisas.