Publicidade

Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice sobe com suporte de ações da Petrobras (PETR3;PETR4)

Ações da Prio (PRIO3) também se destacam positivamente na sessão

Ibovespa hoje: índice sobe com suporte de ações da Petrobras (PETR3;PETR4)
Painel da Bolsa de Valores. (Imagem: Adobe Stock)

Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (12), com suporte das ações da Petrobras (PETR3;PETR4), que se recuperam de perdas recentes. Às 14h22, a principal referência da B3 avança 1,12%, aos 127.538,58 pontos, oscilando entre máxima a 127.711,90 pontos e mínima a 126.120,68 pontos.

No início da manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro, que registrou alta de 0,83% no período, após fechar janeiro em 0,42%. No ano, o indicador acumula valorização de 1,25% e, nos últimos 12 meses, de 4,50%.

Olhando para a Bolsa brasileira, as ações de petroleiras estão entre as principais altas do dia. Os papéis da Prio (PRIO3) avançam 4,86%, a R$ 47,08, após a empresa anunciar que seu Conselho de Administração aprovou um novo programa de recompra de ações até o limite de 89.205.993 ações ordinárias de emissão da companhia, que representam 10% do total de ações emitidas. O programa terá prazo máximo de 18 meses.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) também se saem bem no pregão, com a possibilidade de revisão da decisão sobre o não pagamento de dividendos extraordinários da companhia. Na noite de segunda-feira (11), os ministros da Fazenda e de Minas e Energia, Fernando Haddad e Alexandre Silveira, confirmaram que a deliberação pode ser revista, após reunião entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da estatal, Jean Paul Prates.

Na ponta contrária do Ibovespa, as ações da Embraer (EMBR3) lideram as perdas do dia, em desvalorização de 1,46%. Ao Broadcast, Gustavo Bertotti, economista-chefe da Messem Investimentos, explicou que o papel perde tração por ter espaço para realizar lucros, já que ainda acumula alta de 7% no mês de março e de 16% em 2024.  Ainda de acordo com o analista, o mercado financeiro está alocando posição em ações mais sensíveis a juros no pregão desta terça.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Web Stories

Ver tudo
<
>