

Publicidade
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Ciclos de queda na Selic levam a uma reprecificação dos ativos de renda variável. Essa máxima já é conhecida por investidores e vem sendo repetida por analistas há alguns meses quando o assunto diz respeito ao desempenho da Bolsa, por exemplo.
Nesse cenário, o fluxo de compradores de FIIs aumenta à procura de maiores retornos. Além disso, é possível se beneficiar com dividendos desses fundos. Nesta reportagem, você confere 9 FIIs baratos que pagam bons dividendos.
Publicidade
Para entender como funcionam a precificação dos fundos imobiliários, é necessário olhar para o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (Ifix). Ele funciona como o indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários negociados nos mercados de bolsa da B3. O Ifix é composto das cotas de fundos listados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3. Para um fundo ser incluído do Ifix, as cotas precisam atender de forma cumulativa aos seguintes critérios:
Segundo a B3, o Ifix é um indicador que procura refletir não apenas as variações nos preços dos ativos integrantes do índice no tempo, mas também o impacto que a distribuição de proventos por parte das companhias emissoras desses ativos teria em seu retorno.
Dessa forma, a carteira contém os valores referentes a dividendos, juros sobre capital próprio (JCP) e rendimentos (pelo valor líquido de imposto) e direitos de subscrição. Após o encerramento do pregão, o provento, em dinheiro, é incorporado em todos os demais ativos integrantes da carteira, na proporção de suas respectivas participações.
Por fim, o valor total da carteira é recalculado utilizando-se o preço ex-teórico – ou seja, preço de fechamento das cota descontado do valor do JCP ou dividendos – do ativo que distribuiu o provento e o redutor é alterado de forma que o valor do índice se mantenha constante.
No caso de algum provento aprovado ser homologado parcialmente, ou não ser homologado, esse ajuste será efetuado apenas no rebalanceamento seguinte ao recebimento, pela B3.
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador