Investimentos

Como a queda na taxa Selic afeta os investimentos em fundos imobiliários?

Os FIIs estão em tendência de investimento devido à perspectiva de cortes na Selic

Como a queda na taxa Selic afeta os investimentos em fundos imobiliários?
Os fundos imobiliários são investimentos isentos de imposto de renda (IR) (Foto: Envato Elements)

O investimento em fundos imobiliários (FIIs) é um dos mais conhecidos da renda variável. Desde o ano passado, eles vêm se tornando muito atraentes para o mercado com os recentes cortes da Selic, a taxa básica de juros.

Esse maior fluxo de compradores contribui com a valorização das cotas dos FIIs, mas também é possível se beneficiar com dividendos. Contudo, é importante analisar se mesmo com um rendimento de dividendos – o chamado dividend yield – elevado os fundos enfrentam problemas de inadimplência, alavancagem exagerada, conflitos envolvendo a compra de imóveis, entre outros.

Nesses casos, no lugar de oportunidade, o desconto sinalizaria uma alerta diante de furadas ou pegadinhas do mercado. Vale ressaltar a importância de estudar sobre esse mercado antes de investir, já que oferece riscos altos.

Como a Selic influencia os FIIs?

Atualmente, a taxa está em 11,25% ao ano, mas a perspectiva é de que Comitê de Política Monetária (Copom) realize mais cortes na Selic na reunião marcada para a próxima semana.

Nessa tendência, com expectativa dos juros caírem a 9% ao ano no final de 2024, investidores migram da renda fixa à procura de maiores retornos, pois a redução dos juros diminui a rentabilidade das aplicações nessa categoria. Assim, nos FIIs os investidores encontram maiores chances de rendimentos altos em curto período de tempo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos