Após subir e renovar máxima na faixa dos 128 mil pontos, o Ibovespa perdeu fôlego, em meio à abertura negativa da maioria das bolsas americanas. O principal índice da B3, opera em queda de 0,05%, aos 127.486 pontos, às 11h33, desta quarta-feira (20). A oscilação já era esperada por analistas, dadas as expectativas pelas decisões de juros no Brasil e nos EUA, hoje.
Leia também
A perda de vigor ocorre em meio à virada para o negativo das ações ligadas a commodities. As ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR3; PETR4) passaram a renovar mínimas. A mineradora está sendo impactada pelos ruídos políticos envolvendo a empresa numa ação judicial movida na Holanda contra a sua subsidiária integral, a Vale Holdings BV. Quanto à estatal, o petróleo brent cede 1,52%.
Ao mesmo tempo, as decisões de políticas monetárias nos EUA e no Brasil estimulam o movimento na Bolsa. Ao final da tarde, o o Comitê de Política Monetária (Copom) deve cortar a Selic em meio ponto porcentual, para 10,75% ao ano, ficando a maior atenção do mercado no comunicado, na tentativa de ver se haverá sinal sobre os próximos passos. O mesmo vale para o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em relação ao comunicado. Nos EUA, o juro deve ser mantido no nível atual.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Liderando a Bolsa, estão as ações da Braskem (BRKM5), que avançam 8,26%, negociadas a R$ 25,09, às 11h33, desta quarta-feira. Em contrapartida, os papeis da PetroRio (PRIO3) estão desvalorizados em 3,68% e cotados a R$ 47,40.