O Ibovespa abriu em queda de 0,20%, aos 127.801 pontos nesta quinta-feira (11). O recuo do principal índice da B3 ocorre com atenções voltadas à decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e aos indicadores econômicos do Brasil e Estados Unidos, divulgados nesta manhã.
Leia também
O BCE decidiu deixar suas principais taxas de juros inalteradas pela quinta vez consecutiva, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira. Desta forma, a taxa de refinanciamento do BCE permanece em 4,50%, a de depósitos, em 4%, e a de empréstimos, em 4,75%. A decisão veio em linha com a expectativa de analistas.
Em comunicado, o BCE reafirmou que os juros ficarão em “níveis restritivos pelo período que for necessário”, mas também ressaltou que será “apropriado reduzir o aperto monetário” se houver maior confiança de que a inflação na zona do euro está convergindo para a meta oficial de 2% “de forma sustentada”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA teve queda de 11 mil na semana encerrada em 6 de abril, a 211 mil, segundo pesquisa divulgada hoje pelo Departamento do Trabalho do país. Já as vendas no varejo no Brasil subiram 1% em fevereiro ante janeiro, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com fevereiro de 2023, houve um aumento de 8,2%.
O índice também pode ser impactado pelos sinais negativos em Nova York, embora a alta de 1,29% do minério de ferro em Dalian possa ajudar a Vale (VALE3) e a amenizar o desempenho do índice da bolsa local.
Apesar da queda leve do petróleo, o ADR (recibo que permite que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Petrobras (PETR3; PETR4) subia 0,43% no pré-mercado em Nova York às 7h15, enquanto o ADR da Vale ganhava 0,74%.
*Com informações do Broadcast
Publicidade