A partir da próxima quarta-feira (24), os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber o tão aguardado 13º salário, que foi antecipado pelo governo federal em 2024.
Leia também
Os primeiros a receberem serão os segurados que ganham até um salário mínimo e possuem benefícios com dígito final 1. Segundo matéria do E-Investidor, essa antecipação, que antes era realizada no segundo semestre de cada ano, tem sido adotada desde o início da pandemia de Covid-19 como uma medida para impulsionar a economia.
De acordo com estimativas do governo, a antecipação alcançará cerca de 33,6 milhões de benefícios, movimentando um montante de R$ 33,68 bilhões.
Publicidade
A distribuição será realizada em duas parcelas: a primeira, correspondente a 50% do valor do pagamento do mês de abril. Já a segunda parcela, que representa a diferença entre o valor total e o montante antecipado, será paga com os benefícios do mês de maio.
Para consultar os valores e detalhes, os segurados podem utilizar o aplicativo ou o site do Meu INSS.
O cronograma de pagamento seguirá os dígitos finais dos benefícios dos segurados, sendo a primeira parcela distribuída entre os dias 24 de abril e 8 de maio, e a segunda parcela entre os dias 24 de maio e 7 de junho. Confira o cronograma completo:
Publicidade
Colaborou: Renata Duque.