O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira (22) que os recentes aumentos no preço do petróleo tipo Brent e a valorização do dólar sobre o real permitiram uma oxigenação nas condições financeiras da Petrobras (PETR3;PETR4), e que é avaliado pelo conselho de administração da companhia para a análise de distribuição de dividendos.
Na última sexta-feira (19), o colegiado decidiu pelo pagamento de 50% dos dividendos extraordinários que haviam sido integralmente retidos e a proposta será levada à Assembleia Geral Ordinária (AGO) na próxima quinta-feira, 25.
Após participar de evento promovido pelo Esfera Brasil, em São Paulo, Silveira comentou que a empresa tem sua governança, e que apesar de parte dos conselheiros serem indicados pelo governo, eles têm autonomia em suas decisões.
“Não vamos chamar de orientação porque, naturalmente, eu volto a dizer, é natural e até aconteceu isso de fato, que mesmo sendo os conselheiros indicados pela União, naquela decisão final teve um dos conselheiros que resolveu se abster”, afirmou.