O programa Pé-de-Meia é uma iniciativa de incentivo financeiro-educacional que busca apoiar a permanência e conclusão escolar de estudantes do ensino médio público.
Leia também
Os valores anuais depositados na conta bancária dos estudantes e pagos por aluno podem chegar a R$ 3 mil – e a R$ 9.200 ao término do Ensino Médio.
O pagamento teve início em 26 de março e segue um cronograma baseado no mês de nascimento dos estudantes elegíveis. Os alunos podem movimentar suas contas abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal, por meio do aplicativo Caixa Tem.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A movimentação possui, contudo, regras diferentes para estudantes que são menores de idade e para os que não são. Se o aluno possui 18 anos ou mais, a conta já está desbloqueada para utilização do depósito recebido. Já no caso de que ele tenha menos, é necessário que o responsável legal autorize o saque do dinheiro ou a utilização do aplicativo. O consentimento pode ser feito em uma agência bancária da instituição ou pelo próprio Caixa Tem.
Para os menores de 18 anos, a seguinte mensagem é enviada no aplicativo ao fazer o login: “Verificamos que você está no programa Pé-de-Meia do governo federal. Para ter acesso ao benefício, é necessário que a mãe, o pai ou o responsável legal siga o passo a passo referente ao seu perfil para liberar o estudante a movimentar a conta”. Após o desbloqueio, é necessário fazer o login de novo e a conta estará ativa e pronta para ser usada.
O desbloqueio feito pela mãe e pelo pai começa pelo login. Em seguida, clique no ícone do programa Pé-de-Meia. Selecione a opção “Mãe do estudante” ou “Pai do estudante” e insira o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do aluno.
No caso da mãe, o sistema apresentará os dados do beneficiado para serem confirmados. Já o pai precisa enviar uma foto frente e verso do RG do estudante. Caso este não possua o documento, dirija-se até uma agência da Caixa para o desbloqueio da conta.
Publicidade
Em seguida, é enviado o Termo de Consentimento. Após a sua leitura, bastara clicar em “Declaro que li e concordo”. Por fim, o sistema solicita a senha do Caixa Tem para confirmação final. Se a operação estiver sendo feita pela mãe, a conta do estudante já estará desbloqueada após essa etapa e ele poderá acessar o aplicativo para movimentar sua conta.
Se a operação estiver sendo feita pelo pai, é necessário esperar até 48 horas para a Caixa analisar os documentos enviados.