Os papéis da GameStop (GME) chegaram o dobrar o preço apenas no pregão desta segunda-feira (13) em Nova York, em um movimento que evoca o auge da euforia com as chamadas “ações memes” que deflagrou volatilidade nos mercados no começo de 2021. O gatilho, desta vez, foi uma publicação no X (antigo Twitter) da conta chamada “Roaring Kitty”.
Leia também
O pano de fundo do episódio é a operação conhecida como “short squeeze”, na qual investidores de varejo organizam ondas de compras de ações em que identificam grandes volumes de posições vendidas. O objetivo é impor prejuízos aos fundos de hedge que, por meio de contratos de opções, apostam na desvalorização das companhias.
Em 2021, a página “Roaring Kitty” liderou a ofensiva especulativa que, à época, chegou a forçar o fundo Melvin Capital a buscar uma injeção de capital. A conta é administrada pelo analista financeiro Keith Gill. Depois de quase três anos de inatividade, o usuário publicou ontem à noite a ilustração de um homem sentado em uma cadeira, em posição reflexiva.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em fóruns na internet, como o Reddit (RDDT), a imagem foi interpretada como um sinal para a retomada das atividades especulativas, mais uma vez lideradas pela GameStop. Pouco depois da abertura do pregão, a varejista de jogos eletrônicos disparou até 110% e teve negociações paralisadas múltiplas vezes. Há indícios de que outras empresas de menor porte também são alvos da nova investida. Por volta das 13h (de Brasília), AMC saltava 38,47%, Faraday Future Intelligent Electric ganhava 29,93% e Novavax subia 39,98%.
Esses são os papéis com volume de negócios mais elevado em Wall Street, de acordo com a FactSet. Até o momento, o esforço parece estar tendo o efeito almejado pelos operadores. Investidores com posições de venda a descoberto na GameStop perderam US$ 1,286 bilhão hoje, de acordo com cálculos do grupo financeiro Ortex. No acumulado de maio até agora, as perdas chegam a US$ 1,675 bilhão.