O índice Ibovespa futuro abriu nesta quarta-feira (15) em queda de 1,25%, chegando aos 128.105 pontos. O recuo do índice se dá com atenções voltadas à saída de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras (PETR3; PETR4) — assim como ao nome que deve sucedê-lo —, além de monitorar de perto os números do IBC-Br (conhecido como ‘prévia do PIB’).
Leia também
O Banco Central (BC) informou que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou queda de 0,34% em março, em comparação com fevereiro. No acumulado de 12 meses, até março, o índice apresenta alta de 1,68%. No trimestre até março, o IBC-Br também teve avanço de 1,08%, em relação aos três meses anteriores.
O indicador é popularmente chamado de ‘prévia do PIB’, por servir de parâmetro para o BC avaliar o ritmo de crescimento da economia — medida tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na última terça-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou Prates para a formalização da saída do então presidente da estatal brasileira de petróleo. A demissão se dá um dia após a divulgação do balanço da principal empresa pública do País.
Nos bastidores, o nome com maior peso para assumir a Petrobras é o de Magda Chambriard. Ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ela integrou a equipe de transição e chegou a disputar a vaga com Jean Paul Prates no início do governo.
No exterior, o destaque fica com o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, assim como o indicador de atividade industrial Empire State do Federal Reserve (Fed, bc estadunidense) de Nova York. Ambos previstos para as 9h30 desta quarta-feira.
*Com informações do Broadcast
Publicidade