Além das dívidas com instituições financeiras, como de cartão de crédito e financiamentos, é possível negociar contas atrasadas de água, luz, telefone, gás, comércio e instituições de ensino. A renegociação pode ser parcelada com o banco da preferência do devedor, o que permite a pesquisa e a escolha da melhor condição oferecida no mercado (parcelamento, taxas, valor a ser abatido, entre outros aspectos).
O programa proporciona, em média, descontos de 83% sobre o valor devido a consumidores em situação de inadimplência. Segundo o Ministério da Fazenda, o abatimento pode passar de 96% do valor do débito. Os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelados, sem entrada e em até 60 meses. Também é possível reunir mais de uma dívida e renegociar o valor total delas, sob as mesmas condições.
A Faixa 1 do Desenrola reúne as dívidas negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. Iniciada em outubro de 2023, a etapa estava prevista para encerrar as negociações em dezembro daquele ano. No final de março deste ano, o prazo foi prorrogado pela segunda vez.
Para ter acesso ao programa, é preciso ter uma conta Gov.br. Usuários bronze, prata e ouro podem visualizar ofertas de negociação e parcelamento.