O que este conteúdo fez por você?
- A Jornada E-Investidor segue nesta quarta-feira, 11, a partir das 19h30 ao vivo no YouTube
- Até sexta-feira 13, grandes nomes do mercado financeiro vão dividir conhecimento de maneira direta e interativa
A Jornada E-Investidor segue nesta quarta-feira, 11, a partir das 19h30 ao vivo no YouTube. A economista Louise Barsi, criadora do Ações Garantem o Futuro e colunista do E-Investidor, vai falar sobre os perigos de escolher apenas uma ação como a grande aposta na bolsa de valores – é o mito da próxima Magazine Luiza.
Leia também
Até sexta-feira 13, grandes nomes do mercado financeiro vão dividir conhecimento de maneira direta e interativa. Para percorrer melhor a Jornada E-Investidor, inscreva-se aqui para receber um conteúdo extra ao final de todas as aulas.
A seguir, acompanhe o que a Louise Barsi respondeu sobre a formação e as dificuldades dos investidores e quais erros eles não querem que ninguém repita.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As pessoas estão preparadas para o novo ambiente de investimentos que está se formando no Brasil?
Louise Barsi – Infelizmente as pessoas ainda não estão preparadas para este ambiente que está começando a se formar no Brasil. A educação nunca foi a prioridade dos nossos governos. E temos uma história cultural de juros muito altos, o que fez de nós, brasileiros, preguiçosos quando o assunto é investimento. É um cenário que deve mudar em breve porque as pessoas estão se conscientizando que esse cenário de juros baixos vai durar um certo tempo. Então, o primeiro passo está dado: a consciência para as pessoas de que elas precisam se preparar.
Qual é a maior dificuldade que você identifica nas pessoas quando elas falam em investimentos?
Barsi – Há duas grandes dificuldades que escutamos muito no Ações Garantem o Futuro. A primeira são pessoas que têm uma jornada de trabalho intensa e acabam não tendo tempo para se dedicar a investir melhor e corretamente. Eu diria que essa é a maior dificuldade hoje. Mas estamos na Era da Informação e qualquer conteúdo, hoje, está na palma da nossa mão. Não é questão de tempo, é questão de prioridade. O brasileiro precisa entender que investir melhor tem de ser uma prioridade na vida dele, assim como trabalhar para ganhar mais.
Publicidade
A dificuldade número dois é justamente a de selecionar ações. Claro, isso vem também da falta de experiência. Por isso, é muito comum que as pessoas acabam caindo em conto do vigário e confiando em pessoas que não estão com as melhores das intenções para indicar uma ação.
Qual foi o erro que você já cometeu e não quer que outras pessoas repitam?
Barsi – Um erro que cometi foi, com certeza, ficar muito confiante. O excesso de confiança é extremamente perigoso para quem opera bolsa de valores, principalmente quando as pessoas repetem para você que você é bom no que faz. Se você acredita e fica extremamente confiante, a chance de começar a errar é muito alta. A dica que eu daria para que outras pessoas não repitam: exercitem a humildade. Se você não entrar humilde no mercado, ele mesmo vai se encarregar de dar essa lição para você.