Publicidade

Investimentos

7 empresas para turbinar os dividendos a partir de agora, segundo o Itaú BBA

Relatório do banco também trouxe perspectiva para setores da indústria neste e no próximo ano

7 empresas para turbinar os dividendos a partir de agora, segundo o Itaú BBA
Imagem: Adobe Stock

Os investidores de renda variável devem ficar atentos a sete empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira, a B3, de acordo com relatório recente do Itaú BBA. Para o banco, as companhias elencadas no documento oferecem a oportunidade de investir em crescimento sólido com direito a remuneração aos acionistas, por meio de dividendos.

O relatório ainda oferece uma análise de diversos setores da indústria, cruzando dados de crescimento dos lucros com o pagamento de proventos, com vistas para este e o próximo ano. Segundo o Itaú BBA, setores que crescem mais tendem a render dividendos menores a seus investidores.

Partindo da projeção feita para esses segmentos, o documento destaca a indústria de óleo e gás. A expectativa é de que esta seja a maior pagadora de proventos em 2024, com 11,2%. Ainda que projete queda em 2025, o setor deve manter a posição, com 9% de todos os dividendos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em segundo lugar, neste e no próximo ano, está o segmento de mineração e siderurgia, com 8,9% e 8,5%, respectivamente. Outro setor que deve apresentar estabilidade é o financeiro não-bancário, o terceiro colocado na lista, marcando 7,7% em 2024 e 7,9% em 2025.

Em termo de crescimento, as construtoras devem ser as campeãs entre 2024 e 2025. Segundo o relatório do banco, a construção civil deve passar de 5,1% para 8,5% no que tange o pagamento de proventos.

7 empresas para ter no radar

O Banco do Brasil (BBAS3) abre a lista do Itaú BBA. O banco estatal brasileiro surge como um dos maiores pagadores de dividendos, ofertando próximo a 20% de retorno sobre patrimônio (ROE, na sigla em inglês). Outra empresa que se destaca é a CPFL (CPFE3), à qual é atribuído o pagamento de ‘dividendos de dois dígitos’, revisões positivas de lucros e ROE superior a 20%.

Veja abaixo a lista das sete empresas que mais se destacam no relatório do Itaú BBA:

Empresa
(ticker)
Setor
Banco do Brasil (BBAS3) Financeiro bancário
CPFL
(CPFE3)
Elétrico
Randon
(RAPT4)
Transportes
Santos Brasil
(STBP3)
Portos
Direcional
(DIRR3)
Construção
PetroRecôncavo
(RECV3)
Óleo e gás
Cury
(CURY3)
Construção